segunda-feira, 1 de outubro de 2012

MEDITAÇÕES DIÁRIAS - A oração de Abraão: Petição

A doutrina bíblica da oração
As mais belas orações da Bíblia

A oração de Abraão: Petição


Leitura diária: Gênesis 18.23-33
Leitura da Bíblia em um ano: Cântico dos cânticos, capítulos 4, 5 e 6



Para finalizar o trimestre em que estudamos um dos mais profundos fundamentos que a Palavra de Deus nos oferece para o desenvolvimento da vida cristã, a doutrina da oração, vamos fazê-lo acrescentando um tema que não estava previsto originalmente em nosso plano de estudos.

Isto porque todos os nossos temas trimestrais são planejados para 13 domingos, que é a regra normal do nosso calendário gregoriano (Papa Gregório XIII, reformador do calendário romano - 1572/1585). No entanto, como de 7 em 7 anos, em geral, dependendo da incidência do ano bissexto, acontece um 14º domingo num trimestre, fomos abençoados com o acréscimo de mais uma semana no estudo deste tema, o que nos permitiu acrescentar esta lição, que, sem dúvida, vai encerrar o trimestre com muitas oportunidades para nossa reflexão e meditação.

Por certo, as mais belas orações da Bíblia irão nos trazer momentos de muita inspiração pelo que poderemos retirar de cada uma delas para nosso crescimento espiritual, a começar com esta de Abraão, que já comentamos resumidademente em determinado dia deste trimestre.

A oração de Abraão, registrada em Gênesis 18, é uma mensagem que nos evidencia a tentativa de intervenção de um ser humano num plano do Senhor, em que pela petição em favor dos habitantes de Sodoma e Gomorra, este servo de Deus nos ensina muito sobre o amor ao próximo:

"E chegando-se Abraão, disse: Destruirás também o justo com o ímpio? Se porventura houver cinquenta justos na cidade, destruirás e não pouparás o lugar por causa dos cinquenta justos que ali estão? Longe de que faças tal coisa, que mates o justo com o ímpio... Longe de ti! Não fará justiça, o Juiz de toda a terra? Então disse o Senhor: Se eu achar em Sodoma cinquenta justos dentro da cidade, pouparei o lugar todo por causa deles." Gn 18.23-26

E assim, Abraão vai orar por 45, 40, 30, 20 e 10 justos em Sodoma e Gomorra, chegando ao número em que o Senhor não mais o ouviu sequer. A oração de Abraão é uma dramática petição de um crente, por vidas que não lhe diziam respeito.


Oração para o dia:
Conduz-me, Senhor, a lembrar dos meus amigos e parentes não crentes orando por eles e procurando trazê-los para a tua salvação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário