terça-feira, 30 de outubro de 2012

MEDITAÇÕES DIÁRIAS - Sardes, ainda a quinta carta

Apocalipse - O livro da Revelação
Três cartas às igrejas de Cristo


Sardes, ainda a quinta carta

Leitura diária: Apocalipse 3.4-6
Leitura da Bíblia em um ano: Jeremias, capítulos 5, 6 e 7

A carta, dada a sua gravidade, merece uma reflexão maior, Graças a Deus que em todos os tempos sempre foi assim. Mesmo nos momentos mais terríveis da humanidade sob o ponto de vista moral e espiritual, alguns se destacaram porque foram santos diante do mundo corrupto que os cercava. Enoque foi o primeiro deles, a ponto de ser arrebatado por Deus. Noé foi o segundo, sendo por isso mesmo salvo do dilúvio que sobreveio. Ló em Sodoma, vai ser outro exemplo. No NT, pelas descrições que retiramos de cartas de Paulo a cidades tais como Corinto, Êfeso, Roma, sempre havia alguns que em meio à corrupção geral, viviam como santos no mundo: Estes, eram os crentes em Cristo Jesus, os que não se deixavam contaminar.

"Mas também tens em Sardes algumas pessoas que não contaminaram as suas vestes e comigo andarão vestidas de branco, porquanto são dignas." Ap 3.4

Em Sardes, a situação era a mesma. Embora possamos depreender que a igreja e muitos dos seus integrantes estavam espiritualmente mortos e não vivos, ainda assim, havia entre eles, aqueles que não se deixaram abater pelo vício e pelo pecado. A figura de distinção acima evocada, é a do destaque dada à vida santa e pura (vestida de branco), diante do mundo sujo e pecaminoso.

No entanto, o que se ressalta também no texto, é a afirmação dele, de que tais vidas, "comigo andarão". Ou seja, vidas santificadas têm a companhia de Cristo. Essa mensagem, embora possa ser vista como profética, para os tempos do fim quando o Senhor aos santos resgatar, é também válida, para os tempos presentes, os dias de hoje. Na medida em que você não se deixe contaminar pelo engano do mundo pecador e maligno, o Senhor Jesus Cristo, faz companhia a você, "anda contigo", não permite que o mal lhe sobrevenha. - Nos dias de hoje, Cristo tem andado com você? Por sua conduta cristã, você sente o Senhor Jesus ao seu lado? Em seu trabalho, no lar, na vizinhança o mundo percebe a diferença de seu viver, simplesmente, porque Cristo está andando com você e você com ele? Que este sentimento da presença de Cristo ao seu lado, seja uma realidade vívida em seu dia-a-dia.


Oração para o dia:
Capacita-me, Senhor, a poder ter ao meu lado a presença de Cristo como meu Salvador e amigo que me preserva do mal e me livra da tentação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário