sexta-feira, 12 de outubro de 2012

MEDITAÇÕES DIÁRIAS - Um império amplo mas "diminuto"

Apocalipse - O livro da Revelação
Uma mensagem para o fim dos tempos

Um império amplo mas "diminuto"


Leitura diária: Daniel 11
Leitura da Bíblia em um ano: Isaías, capítulos 26, 27 e 28



Para alguns estudiosos da Escatologia, muitas das profecias bíblicas a respeito de tempos do fim, são intemporais, pertencente a todo e qualquer tempo. Ou seja, se referem a fatos e eventos que já aconteceram, acontecem e acontecerão.Sim, a verdade é que não podemos limitar a profecia inspirada por Deus, a uma interpretação única e restrita no tempo e no espaço, quando estamos falando de um painel de séculos e séculos para a sua concretização (no caso das profecias de Daniel, pelo menos 24 séculos já se passaram).

Por exemplo, para muitos analistas das visões de Daniel, essas contidas neste capítulo referem-se ao império de Alexandre da Macedônia, o maior conquistador da Antiguidade, pois foi exatamente isto que o texto bíblico abaixo descreve, que veio a acontecer ao maior império que já se construiu sobre o mundo.

"E armará as tendas do seu palácio entre o mar grande e o glorioso monte santo; contudo virá ao seu fim, e não haverá quem o socorra." Dn 11.45

Dizem os historiadores seculares, que a sede de Alexandre pelo poder era tão grande, que a cada notícia que chegava das conquistas de seu pai, Felipe, o grande rei da Macedônia, ele se aborrecia, pois considerava que o pai nada estava deixando para ele conquistar.

O restante da história todos sabemos. Alexandre, chamado o Grande, conquistou todo o mundo conhecido. Seu império foi do ocidente, na Europa, até aos confins da Ásia, chegando à Índia e quase à China. Mas da mesma forma como se concretizou, rapidamente, pois Alexandre só viveu 33 anos, ele vai se diluir. Quando morre, seu império é dividido por quatro de seus generais e logo se esfacela. Jerusalém, "o monte santo" fez parte do império de Alexandre, que apesar de toda sua grandeza, viu chegar o seu fim, e para ele não houve socorro.

Que como crentes, vejamos a diferença do reino eterno de Deus. Este reino pelo qual esperamos, certos de que quando chegar, para ele não haverá fim, nem limite, pois a sua grandeza e eternidade serão originadas do trono do Senhor, o Deus Todo-poderoso de Daniel e de cada um de nós.


Oração para o dia:
Capacita-me, Senhor, a reconhecer a tua soberania sobre todos os povos da terra, e que nada daquilo que aqui acontece, foge ao teu controle e domínio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário