sexta-feira, 19 de outubro de 2012

MEDITAÇÕES DIÁRIAS - A conseqüência da vida terrena

Apocalipse - O livro da Revelação
A vocação para a revelação

A conseqüência da vida terrena


Leitura diária: Mateus 24.45-51
Leitura da Bíblia em um ano: Isaías, capítulos 44, 45 e 46



O sermão prossegue. Falando da "iminência" de sua volta, o Mestre resolve advertir sobre as conseqüências da vida terrena que levamos como crentes. Logo depois de exortar-nos à vigilância, o Senhor Jesus vai recomendar algo sobre o procedimento do crente em face da iminência do dia final. Ou seja, ele não nos quer inativos mas agindo e produzindo enquanto esse dia não chega (foi isto que os cristãos primitivos não entenderam bem, quando resolveram vender tudo que tinham e simplesmente aguardar a volta do Senhor). É quando ele fala então, sobre o exercício da fidelidade e da prudência, como atributos indispensáveis ao crente, como servo bom e fiel que espera a volta do seu senhor, para qualquer momento do dia. Procedendo dessa forma, o crente se torna um ser duplamente bem-aventurado: no presente por viver com consciência tranqüila, sabendo que está cumprindo o papel que lhe compete como discípulo de Cristo, e futuramente, pela segurança que tem da bênção do seu resgate para a vida eterna:

"Bem-aventurado aquele servo a quem o seu senhor, quando vier, achar assim fazendo" Mt 24.46

A recomendação de Cristo, vale para aqueles empregados ou serviçais que sabendo tardia a volta do seu chefe ou senhor, relacham o serviço, se abstém de cumprir suas ordens, se afastam de suas obrigações naturais. Há pessoas que para cumprirem com suas obrigações precisam sempre de alguém que as vigie e controle. Do contrário, logo se insubordinam e procedem de forma negativa. Para serem corretos precisam de uma vigilância externa, pois não se auto-disciplinam. Isto acontece na escola, no trabalho, e até mesmo no lar .

O servo a que Cristo se refere, é aquele que independentemente da volta iminente ou tardia do chefe, não se importa com isto, pois cumpre com o seu dever de forma correta e digna sempre. Ele sabe o que lhe compete fazer e o faz com dignidade e atenção. Para ser correto em suas atitudes ele não precisa de alguém que o controle. Ele se auto-impõe esta disciplina, porque como servo de Deus, sabe que sempre, acima dele, está alguém a quem ele precisa honrar e glorificar com a sua vida.


Oração para o dia:
Capacita-me, Senhor, a ser correto em meu viver, não precisando da vigilância de alguém, para manter-me honrando e glorificando o teu nome.

Nenhum comentário:

Postar um comentário