segunda-feira, 15 de outubro de 2012

MEDITAÇÕES DIÁRIAS - Um sermão de alerta para sempre

Apocalipse - O livro da Revelação
A vocação para a revelação

Um sermão de alerta para sempre


Leitura diária: Mateus 24.1-14
Leitura da Bíblia em um ano: Isaías, capítulos 32, 33 e 34



Sim, podemos chamar assim o sermão profético de Cristo. Depois de termos visto a visão escatológica do AT segundo Daniel, passaremos a examinar agora esta visão profética, no sermão de Cristo registrado em Mateus 24 e 25. Isto é necessário, para que possamos entrar no estudo do úl timo livro da revelação bíblica, com pleno conhecimento de como ele se inscreve dentro do contexto da Bíblia como um todo. Tendo o AT já advertido a este respeito em alguns dos seus livros, especialmente Daniel, como acabamos de ver, veremos agora que Cristo quando sentiu que o seu ministério chegava ao fim, percebeu a necessidade de orientar os seus discípulos da época, e a nós todos por extensão, a respeito dos acontecimentos que cercariam a vida cristã em todos os tempos que se seguiriam, e especialmente, quanto ao final deles. Daí sua palavra sobre um incerto futuro:

"E este evangelho do reino será pregado no mundo inteiro, em testemunho a todas as nações, e então virá o fim." Mt 24.14

Neste texto, Jesus apresenta sete fatos ou situações que seriam indicadoras da proximidade do fim. Para muitos, as seis primeiras já se cumpriram, aguardandose apenas esta última, para que o fim chegue: Falsos cristos sempre apareceram;guerras se sucederam e rumores de guerras se sucedem até hoje; lutas de nação contra nação encheram o mundo; batalhas de reino contra reino têm ocorrido e ainda ocorrem; fomes com todo seu espectro de miséria e doenças estão presentes em todo o mundo; finalmente, de terremotos toda semana praticamente temos notícia de algum acontecendo em alguma parte do mundo. Assim, faltaria apenas a sétima situação: a pregação do Evangelho a todo o mundo. Mas será que falta mesmo?...

Há uma corrente de interpretação que afirma que isto também já aconteceu. Podem haver povos, segmentos raciais, que por uma questão cultural ou social são proibidos ou impedidos de ouvir o Evangelho, mas este já chegou até eles. O rádio, a TV, os jornais, as revistas, a Bíblia impressa, e agora a internet, se encarregaram de tornar realidade este pensamento. Assim, nada mais falta. O momento do fim está à mercê do Senhor, para executá-lo quando o seu tempo chegar.


Oração para o dia:
Capacita-me, Senhor, a estar sempre preparado para quando o teu dia chegar. Que eu o receba com alegria e paz e não com tristeza e medo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário