sábado, 13 de outubro de 2012

MEDITAÇÕES DIÁRAIAS - "As coisas encobertas pertencem a Deus"

Apocalipse - O livro da Revelação
Uma mensagem para o fim dos tempos

"As coisas encobertas pertencem a Deus"


Leitura diária: Daniel 12
Leitura da Bíblia em um ano: Isaías, capítulos 29, 30 e 31



O caráter "intemporal" da profecia bíblica, está contido neste versículo que escolhemos para hoje, de forma exuberante. A profecia se fechou no tempo e no espaço. Isto é, "Daniel, fecha e sela a profecia". Ela é imutável e permanente. 2.500 anos depois de escrita ela continua "viva e eficaz".Agora, os homens não! Esses, correrão de um lado para o outro através dos tempos, em busca de melhorias e aperfeiçoamentos, e por isso a ciência se desenvolverá.

E o tempo tem comprovado, que a cada passo da humanidade, o saber humano tem evoluído. Quando ocorre em nossos tempos, a explosão dessa ciência, pelo progresso imenso do conhecimento humano, na era da automação e da cibernética, estamos diante do cumprimento de uma das profecias de Daniel (por coincidência triste, na data de hoje (05.10.11), o mago da Informática, Steve Jobs, o homem que juntamente com Bill Gates revolucionou a ciência da informação, faleceu:

"Tu, porém, Daniel, cerra as palavras e sela o livro, até o fim do tempo; muitos correrão de uma parte para outra, e a ciência se multiplicará." Dn 12.4

Nestes dois capítulos finais, Daniel volta a ter visões de um mundo globalizante imediato, poderíamos dizer, e um mais distante, futurista. Na primeira visão ele volta a prever o surgimento de quatro reis persas que exercerão o seu domínio até que surge o poder grego que com Alexandre domina toda a região. Depois ele menciona os conflitos que existirão entre os reinos do Norte e do Sul, numa previsão das lutas que existiriam no período interbíblico entre o poderio sírio, com os reis selêucidas e o poderio egípcio com os reis ptolomeus, que iriam alternar-se na conquista de Jerusalém que estava praticamente no meio do caminho entre os dois reinos, ressaltando-se aí a presença malígna de Antíoco IV, como aquele que desonrou o templo em Jerusalém. Daí para a frente, Daniel invade o tempo futuro, com imagens figuradas que pressupõem o anti-cristo e a descrição dos tempos finais, de difícil interpretação. Moisés no livro de Deuteronômio nos disse exatamente isto: "As coisas encobertas pertencem a Deus".


Oração para o dia:

Capacita-me, Senhor, a reconhecer que há temas em tua palavra que estão acima da minha inteligência humana, limitado que sou em meu conhecimento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário