quarta-feira, 3 de outubro de 2012

MEDITAÇÕES DIÁRIAS - A oração de Josué - Compreensão

A doutrina bíblica da oração
As mais belas orações da Bíblia

A oração de Josué - Compreensão


Leitura diária: Josué7.7-9
Leitura da Bíblia em um ano: Isaías, capítulos 2, 3 e 4



A oração de Josué, é a oração que todo crente deveria fazer diante de acontecimentos que não compreende ou não alcança.Muitas vezes, em nosso viver, enfrentamos diversas situações em que sentimos a mão de Deus nos conduzindo e guardando em tudo, quando repentinamente, algo contrário ou triste nos acomete, sem que possamos entender o "por que" de tal realidade.

Quando isto ocorre, devemos nos voltar primeiramente para os nossos passos, procurando ver onde falhamos contribuindo assim, para que tal nos acontecesse. Muitas vezes, porém, não é bem assim. Logo que o problema nos ocorre, voltamo-nos para o Senhor Deus e queremos saber dele, o "por que".Por que, Senhor isto nos sobreveio?

Foi mais ou menos isto que aconteceu com Josué. Depois da tremenda vitória que foi para ele substituir a Moisés, o grande líder, atravessar o Jordão da forma como o fêz, e conquistar Jericó, ser derrotado como o foi em Aí, representou uma triste e trágica realidade para ele e todo o povo de Deus, de forma que ele recorre a Deus querendo ter dele a resposta para a sua angústia e dúvida.

"E disse Josué: Ah! Senhor Deus! por que fizeste a este povo atravessar o Jordão, para nos entregares nas mãos dos amorreus, para nos fazeres perecer? Oxalá nos tivéssemos contentado em morarmos além do Jordão. Ah! Senhor! que direi, depois que Israel virou as costas diante dos seus inimigos? Pois os cananeus e todos os moradores da terra o ouvirão e, cercando-nos, exterminarão da terra o nosso nome; e então, que farás pelo teu grande nome?" Js 7.7-9

A dúvida de Josué diante do fato negativo, levou-o a falar com o Senhor. Não o levou a debater com os seus auxiliares mais diretos por que acontecera a derrota... Não o levou a cobrar de seus guerreiros a fuga covarde... Levou-o a indagar do Senhor, o "por que" de tal derrota. Em nossa vida, diante de situações assim incompreensíveis ao nosso entendimento, devemos ter a humildade de recorrer a Deus e saber dele a razão, e então, entendendo o "porque", sabermos dele o "para que", para iniciarmos assim a retomada. Foi isto que fez Josué!


Oração para o dia:

Conduz-me, Senhor, a sempre recorrer a ti, diante de situações que não compreenda ou alcance, de forma a poder assim empreender o meu novo caminho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário