sábado, 27 de outubro de 2012

MEDITAÇÕES DIÁRIAS - Uma visão majestosa

Apocalipse - O livro da Revelação
A vocação para a revelação

Uma visão majestosa


Leitura diária: Mateus 25.31-46
Leitura da Bíblia em um ano: Isaías, capítulos 47, 48 e 49



O sermão profético continua ainda no capítulo 25. Cristo fala sobre os últimos tempos, mostrando os cuidados que o crente deve ter com o seu viver, por meio de duas parábolas muito conhecidas e que expressam muito bem esta preparação para o dia da volta dele, como Senhor redivivo então. Cristo dá tanta importância a este sentido de espera atuante e positiva de sua volta, por parte do crente, que o final do seu sermão profético, é praticamente todo ele voltado, para a forma como o estamos fazendo. Com as parábolas das dez virgens e dos talentos, ele nos exorta a um viver comprometido com responsabilidade e deveres como servos que somos dele.

Depois disto, ele se volta para a sua segunda vinda e o que ela representará para a criatura humana, com o julgamento e destino final dos salvos e dos perdidos. É aí que ele inicia a sua palavra, com uma idéia sobre a forma como ele se apresentará nesta sua volta ao mundo que o crucificou:

"Quando, pois, vier o Filho do homem na sua glória, e todos os anjos com ele, então se assentará no trono da sua glória." Mt 25.31

Ele sabia que seus discípulos iriam ficar impactados pela cena final de sua presença no mundo. A crucificação era uma forma de castigo imposta aos criminosos, originalmente pelos cartagineses e que os romanos depois adotaram, pela sua crueza e dureza. Não era um espetáculo que se esquecesse com facilidade, dada a dor e sofrimento que o condenado externava em sua agonia lenta e dolorida. Assim, era preciso que se ressaltasse para eles, a glorificação que a consumação dos tempos traria para o Cristo ressurreto e, conseqüentemente, para todos aqueles que se identificassem com ele. Se a cruz era um símbolo de sofrimento e culpa, o trono era um símbolo de poder e glória. Esta era a mensagem que Cristo estava passando para eles. Vocês se identificarão agora como seguidores de um Senhor crucificado, mas amanhã, se identificarão como seguidores de um Senhor glorificado. Hoje a mancha da cruz. Amanhã o brilho do trono. Hoje a dor do madeiro. Amanhã a alegria da glória. Nós, os crentes de hoje, beneficiários da cruz que o matou, seremos os herdeiros desta glória amanhã, na eternidade.


Oração para o dia:
Capacita-me, Senhor, apesar das minhas limitações humanas a perceber a maravilhosa antevisão que posso ter de tua volta e da glória que significará.

Nenhum comentário:

Postar um comentário