segunda-feira, 22 de outubro de 2012

MEDITAÇÕES DIÁRIAS - Éfeso, a primeira carta

Apocalipse - O livro da Revelação
Quatro cartas às igrejas de Cristo

Éfeso, a primeira carta


Leitura diária: Apocalipse 2.1-7
Leitura da Bíblia em um ano: Isaías, capítulos 50, 51 e 52



A primeira incumbência dada a João, o apóstolo do amor, foi de escrever uma carta em nome de Cristo às igrejas existentes na época, cartas estas que serviriam de refeerência para todas as igrejas que viessem em todo o tempo posterior a se organizarem em nome de seu Mestre e Senhor. Interessante a inspiração de Deus para o seu apóstolo. Começar uma mensagem escatológica, com sete cartas a sete igrejas. Sob a perspectiva humana, não havia porque misturar os assuntos. Cartas foram escritas no passado, e até pelo próprio João, mas foram inscritas como livros diferentes no canon bíblico do NT. Por que então, trazer para o contexto do final dos tempos, a mensagem iminentemente atual na época, das cartas que estão re gistradas nesses dois capítulos do livro da Revelação?

Sendo o mentor da história, o Senhor sabia que, como a mensagem bíblica estava se encerrando, ele precisava deixar registrada a sua palavra para sete igrejas da época, de forma que seus conselhos e alerta, servissem de alento e advertência para todas as igrejas que viriam a se reunir por todos os tempos vindouros. Embora as sete igrejas da época fossem perfeitamente identificadas, a mensagem para cada uma delas, seria apropriada para milhares de outras que surgiriam dessa época em diante. E, sem dúvida, isto tem acontecido nos 20 séculos que se seguiram:

"Tenho, porém contra ti que deixaste o teu primeiro amor." Ap 2.4

A primeira carta é dirigida exatamente à igreja que o apóstolo João mais devia conhecer. Segundo a história ele foi exilado de Êfeso e enviado para Patmos, exatamente porque se insurgiu com sua igreja contra o culto ao Imperador, prática que Domiciano estava introduzindo em todas as províncias do Imperío Romano. As referências feitas pelo Senhor à igreja, portanto, deviam ser bem conhecidas pelo apóstolo que era muito amado pelas ovelhas da igreja. O primeiro amor de que o Senhor lhes fala, devia ser a falta de fervor evangelístico. Aquela igreja, deve nos ensinar hoje, que podemos estar bem em tudo mais como igreja de Cristo, mas não podemos deixar de pregar e atrair os pecadores a Jesus. O próprio Senhor Jesus recomendou isto à sua igreja.


Oração para o dia:
Capacita-me, Senhor, para ajudar sempre a tua igreja na obra da evangelização. Que em minha vida profissional e social eu não deixe de testemunhar de ti.

Nenhum comentário:

Postar um comentário