domingo, 28 de outubro de 2012

MEDITAÇÕES DIÁRIAS - Tiatira, ainda a quarta carta

Apocalipse - O livro da Revelação
Quatro cartas às igrejas de Cristo

Tiatira, ainda a quarta carta


Leitura diária: Apocalipse 2.26-29
Leitura da Bíblia em um ano: Hebreus, capítulos 7 a 11



Esta é a mais longa das cartas às igrejas da Ásia, daí continuarmos nela mais um dia. Nesses últimos versículos, a citação bíblica, logicamente é a Cristo. Na visão escatológica ele será o grande vencedor da luta contra Satanás. No entanto, a carta aborda a participação dos crentes nesta vitória e neste governo que se estabelecerá a partir de então. Quando Cristo vier em glória, os crentes, aqueles que "retiveram a verdade" até o fim, serão glorificados com ele, num reino que unindo todas as nações, se tornará o reino dos céus afinal, com a presença de todos os santos, de todos os tempos.

"Ao que vencer, e ao que guardar as minhas obras até o fim,eu lhe darei autoridade sobre as nações." Ap 2.26

Alguns comentaristas chegam mesmo a pensar num reino literal, onde Cristo reinará sobre as nações da terra, juntamente com todos aqueles que o serviram.Sem entrar no mérito da afirmação dessa corrente, a realidade maior que o texto nos parece transmitir, é que a vitória final de Cristo, trará para o universo, um reino diferenciado, dentro do plano original de Deus para a sua criatura, quando a autoridade divina se fará presente única e total sobre o cosmo.

Como as palavras são de Cristo, o que ele está afirmando, é que a igreja dele, redimida com ele na glória, terá a autoridade maior e única sobre a continuidade dessa nova égide que se iniciará. O crente que tenha vivido uma vida digna e reta diante do Senhor, fará parte deste reino, comungando com o Senhor dele, o Rei dos reis, Jesus Cristo, a autoridade sobre todas as coisas.

Olhando para este futuro que o Senhor nos prepara, pensemos um pouco naquilo que, compatível com o futuro que nos espera, devemos hoje viver.A autoridade pessoal é algo indispensável ao cristão. Ele terá que ser no colégio, no lar, no trabalho, na igreja, sempre, alguém respeitado por sua moral, vida espiritual, conduta ética. É com esta autoridade pessoal de hoje, que o crente se tornará co-participante da autoridade espiritual do reino dos céus amanhã. Entendamos a linguagem figurada e contextualizada daquela época, para vivermos digna e retamente os dias que antecedem a glória que nos espera.


Oração para o dia:
Capacita-me, Senhor, para tornar-me uma pessoa que viva pura e santamente a cada dia, de forma a tornar-me um digno cidadão deste reino vindouro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário