sexta-feira, 26 de outubro de 2012

MEDITAÇÕES DIÁRIAS - Tiatira, a quarta igreja

Apocalipse - O livro da Revelação
Quatro cartas às igrejas de Cristo

Tiatira, a quarta igreja


Leitura diária: Apocalipse 2.18-21
Leitura da Bíblia em um ano: Isaías, capítulos 62, 63 e 64



Continuando o périplo pela Ásia, a mensagem do Senhor vai agora à quarta igreja do vetor de Deus que orientava a escritura. Esta palavra dele à igreja em Tiatira, é uma advertência a cada um de nós. Aí, além do conhecimento do que se passava no coração do pastor daquela igreja (o anjo), ia também o conhecimento do que se passava com a vida da igreja. A afirmação do Senhor é positiva quanto a este conhecimento prévio que possuía daquela igreja:

"Conheço as tuas obras, e o teu amor, e a tua fé, e o teu serviço, e a tua perseverança, e sei que suas últimas obras são mais numerosas que as primeiras." Ap 2.19

Um dos atributos mais significativos da pessoa de Deus, é sem dúvida, a sua onisciência. Ele tem o poder de saber tudo, antes mesmo que as coisas venham a acontecer. Sua onisciência, permite que os desejos mais íntimos de nosso coração, sejam do conhecimento do Pai. Ele não interfere neles, pelo livre arbítrio que nos deu, mas ele acompanha com alegria ou tristeza, sabendo de tudo o que está cheio o nosso interior.

Lendo o texto acima, fica-nos a pergunta: - Será que, se o Espírito Santo de Deus nos falasse hoje, como crentes, e às nossas igrejas, ele diria o mesmo? Vejam que ele demonstra conhecer as diversas facetas do trabalho daquela igreja.Conhecia as obras que realizava (plano social); conhecia o amor que demonstrava (plano do relacionamento pessoal); conhecia a fé que possuía (plano espiritual); conhecia o serviço que operava (plano organizacional e administrativo); conhecia, finalmente, a sua perseverança (plano comportamental / pessoas persistentes, capazes). Enfim, conhecia a igreja como um todo, e afirmava então que por isso mesmo, sabia, que as obras de hoje eram maiores dos que as anteriores.

Vivemos hoje de um perigoso saudosismo em nossas igrejas. Tudo no passado, parecia ser melhor: Os cultos mais freqüentados, a EBD mais numerosa, os cultos de oração mais poderosos, a comunhão dos crentes mais íntima e produtiva. Vamos fazer da realidade de Tiatira, a nossa realidade. Nada de saudosismo, porque hoje, como no passado, a nossa igreja continua operosa.


Oração para o dia:
Capacita-me, Senhor, a contribuir para o crescimento da tua obra em meio da minha igreja, que é a tua igreja, fazendo viva e eficaz a tua mensagem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário