sexta-feira, 5 de outubro de 2012

MEDITAÇÕES DIÁRIAS - A oração de Davi: Confissão

A doutrina bíblica da oração
As mais belas orações da Bíblia

A oração de Davi: Confissão


Leitura diária: Salmo 32
Leitura da Bíblia em um ano: Isaías, capítulos 8, 9 e 10



Uma das mais dramáticas orações de confissão de pecados que temos na Palavra de Deus encontra-se registrada no Salmo 51, de Davi. Os profetas também têm muitos momentos em que confessam os pecados de Israel, e daí, a causa da degradação, da destruição e do exílio do povo de Deus. No entanto, no aspecto pessoal, parece-nos ser a confissão de Davi, única, a mais triste e dramática de todas. As orações dos profetas eram coletivas, expressando o pecado da nação, mas a de Davi, não! A oração de Davi é individual, íntima, pessoal. Ele não compartilha o seu pecado: "Contra ti, contra ti, somente, pequei" (Sl 51.4).

No entanto, esta oração tem uma cópia reduzida, mas também muito enfática.No Salmo 32, Davi antecipa sua confissão. Para alguns comentaristas pode ter sido em dois momentos diferentes, pois o rei-poeta fraquejou em outros fatos também, mas para a maioria, ambas se referem ao mais grave pecado de Davi:o que tentou contra a vida de Urias por ter adulterado com a sua mulher. O fato foi tão desgastante para o rei que ele em dois instantes diferentes, expressou o seu sentimento de confissão. Neste Salmo 32, embora menos lembrado do que o 51, as palavras de Davi são até um pouco mais expressivas, sobre o sentimento de culpa e de perdão que a confissão traz ao crente que fracassa:

"Bem-aventurado aquele cuja transgressão é perdoada, e cujo pecado é coberto. Bem-aventurado o homem a quem o Senhor não atribui a iniquidade e em cujo espírito não há dolo. Enquanto guardei silêncio, consumiram-se os meus ossos pelo meu bramido durante todo o dia. Porque de dia e de noite a tua mão pesava sobre mim; o meu humor se tornou em sequidão de estio. Confessei-te o meu pecado, e a minha inquidade não encobri. Disse eu: Confessarei ao Senhor as minhas transgressões; e tu perdoaste a culpa do meu pecado" Sl 32.1-5

Davi escreve sobre a bênção do crente que está em paz com o Senhor porque os seus pecados confessados foram perdoados. Escreve também sobre a tristeza que se abateu sobre ele quando pensava no que fizera e não buscara ainda o perdão do Senhor. É edificante verificar-se que no momento em que a confissão sincera se deu, o perdão foi outorgado por Deus. Pode ser assim conosco também.


Oração para o dia:

Conduz-me, Senhor, a uma vida de retidão e santidade que me faça evitar o pecado, mas que, se ele ocorrer, que eu não demore a pedir o teu perdão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário