quarta-feira, 10 de outubro de 2012

MEDITAÇÕES DIÁRAIS - Uma oração com pronta resposta

Apocalipse - O livro da Revelação
Uma mensagem para o fim dos tempos

Uma oração com pronta resposta


Leitura diária: Daniel 9
Leitura da Bíblia em um ano: Isaías 20, 21 e 22



Este capítulo do livro de Daniel nos traz de maneira impressionante um dos mais belos momentos do ministério da oração na Bíblia Sagrada. A oração que este servo de Deus faz ao seu Senhor, confessando os pecados de seu povo e pedindo que o Senhor seja benevolente com Israel, ouvindo a sua oração e vindo ao encontro do seu pedido é dramática e profunda.No entanto, o que mais nos deve chamar atenção em todo o texto, é a imediatez da resposta do Senhor. Cremos não haver outro registro bíblico em que este ato de resposta seja dado por Deus com tal urgência e oportunidade:

"Enquanto estava eu ainda falando e orando, e confessando o meu pecado, e o pecado do meu povo Israel, e lançando a minha súplica perante a face do Senhor meu Deus, pelo monte santo do meu Deus, sim, enquanto estava eu ainda falando na oração, o varão Gabriel... veio voando rapidamente... No princípio das tuas súplicas, saiu a ordem..." Dn 9.20,23

Esse trecho que se segue na resposta do anjo Gabriel a Daniel é um dos textos de mais difícil interpretação de sua profecia. Mesmo os comentaristas mais profundos divergem: Alguns consideram que são tempos, sinais e símbolos referentes aos eventos do período pós restauração até ao tempo interbíblico pela citação que faz de um evento marcante na história do povo de Deus. Ou seja, enquanto a terra for terra, e o homem for homem, estas coisas estarão acontecendo como as citadas abominações que Daniel menciona (9.27) e a “abominação da desolação” que Cristo cita (Mt 24.15) e, que, segundo os historiadores aconteceu quando Antíoco Epifânio sacrificou porcos no templo em Jerusalém (anos 160 a.C.), ou quando Tito invadiu com os seus soldados o templo, destruindo-o (70 d.C.). Já alguns outros comentaristas têm uma visão mais futurista ainda, vendo essa "abominação" como o "antiCristo" que o apóstolo João menciona em duas de suas cartas e que o Apocalipse aponta como a "besta que domina o mundo". O que nos deve motivar no texto é a presteza da resposta do Senhor.


Oração para o dia:
Capacita-me, Senhor, a entender a tua mensagem profética pelos sentidos da fé e não pela lógica e raciocínio humanos, falhos que são.

Nenhum comentário:

Postar um comentário