sábado, 6 de outubro de 2012

MEDITAÇÕES DIÁRIAS - A oração de Jeremias - Lamentação

A doutrina bíblica da oração
As mais belas orações da Bíblia

A oração de Jeremias - Lamentação


Leitura diária: Lamentações de Jeremias 5.19-22
Leitura da Bíblia em um ano: Isaías, capítulos 11, 12 e 13



A oração de lamentação aparece também em muitos trechos da Bíblia. Os salmos possuem muitos deles dedicados a este tipo de oração. Os profetas estão plenos de trechos em que expressam a Deus a lamentação que sentem pelo estado terrível a que chegou a nação de Israel. Um deles, Jeremias, tornou-se de tal forma intérprete deste tipo de oração que, muitos comentaristas bíblicos o designam como o "profeta chorão". A verdade é que ele teve sobejas razões para isto.

Assistindo ao declínio do reino de Israel por cerca de 40 anos, avisando sobre os percalços que estavam vindo sobre a nação e, finalmente, vivendo os dias da invasão, destruição dos muros e incêndio do templo de Jerusalém, ele tinha muito que lamentar mesmo, a ponto de separarem os compiladores bíblicos, algumas de suas orações do seu livro que já era bem extenso com seus 52 capítulos, para enfeixar cinco de seus capítulos como um livro em separado,chamando-o então de "Lamentações de Jeremias". É deste pequeno livro que vamos tirar a oração mais pungente.

"Tu, Senhor, permaneces eternamente; e o teu trono subsiste de geração em geração. Por que te esquecerias de nós para sempre? Por que nos desampararias por tanto tempo? Converte-nos a ti, Senhor, e seremos convertidos; renova os nossos dias como dantes; se é que não nos tens de todo rejeitado, se é que não estás sobremaneira irado contra nós." Lm 5.19-22

É triste verificar que a lamentação do profeta não tem segurança em seu clamor pela restauração. Ele reconhece a grandiosidade do Senhor, mas ao mesmo tempo lamenta o esquecimento e o desamparo em que ele deixou o seu povo. É real que ele deseja que o Senhor se converta a Israel (ou seja, volte novamente a amá-lo e protegê-lo), mas ao mesmo tempo deseja que Israel novamente se converta a Deus. A lamentação se torna dramática então, porque ao final do texto, verificamos que o seu pedido pela renovação do amor de Deus, está como que condicionado ao fato de que ele sente que o Senhor pode estar de todo "desencantado" com o seu povo, a ponto de reconhecer que o Pai pode ainda não voltar-se para Israel, por estar ainda rejeitando o seu povo e irado contra os seus reis e profetas. Triste constatação que leva o profeta a lamentar-se em seus escrito.


Oração para o dia:
Conduz-me, Senhor, a uma vida de tal obediência ao teu querer que eu jamais precise fazer orações de lamentação ao teu trono de graças.

Nenhum comentário:

Postar um comentário