quinta-feira, 18 de outubro de 2012

MEDITAÇÕES DIÁRIAS - A vigilância necessária

Apocalipse - O livro da Revelação
A vocação para a revelação

A vigilância necessária


Leitura diária: Mateus 24.42-44
Leitura da Bíblia em um ano: Isaías, capítulos 41, 42 e 43



Lembro-me do meu tempo de serviço às Formadas Armadas, quando tínhamos exercícios de campo em Gericinó, RJ. Tínhamos que ficar de olhos abertos grande parte da noite, porque em algum ponto à nossa frente, determinados eventos iriam acontecer e nós tínhamos que percebê-los e anotálos, hora e fato. Os nossos olhos prescrutavam a escuridão à frente, procurando ver se algo diferente acontecia, pois, conforme anunciado iria acontecer. A hora exata não sabíamos, as vezes demoravam muito, outras vezes vinham um por sobre o outro, não nos dando tempo sequer para registrá-los, até que às 6 horas da manhã, encerrava-se o exercício. Tínhamos passado uma noite em claro, aguardando um acontecimento que por certo, conforme planejado, iria ocorrer e ocorreu. Assim, Cristo nos anuncia este tipo de exercício, só que muito mais extenso e complexo. A tônica da mensagem com respeito a qualquer previsão escatológica, é que, por não sabermos o quando ocorrerá o fim, deveremos estar sempre prontos para ele.

O soldado, quando em serviço no quartel, dorme no seu período de descanso, uniformizado e com as botinas aos pés... O médico, quando de plantão no hospital à noite, repousa com o seu vestuário completo... O engenheiro de escala na plataforma marinha de extração de petróleo, da mesma forma... Todos têm que estar preparados para a emergência que poderá surgir a qualquer instante. O que Cristo está recomendando aos seus discípulos, é que, identicamente, cada um de nós que somos os seus seguidores hoje, devemos estar sempre preparados para a iminência deste dia final:

"Vigiai, pois, porque não sabeis em que dia vem o vosso Senhor."Mt 24.42

Ele será um dia "eminente", porque nenhum um outro a ele se equiparará. O dia mais esplendoroso da Criação, quando o Senhor Jesus voltará para completar o plano redentor do Criador. Mas é também um dia "iminente", porque por ele, a cristandade está esperando desde que o Senhor Jesus disse essas palavras, aguardando que aconteça o mais breve e cedo possível.


Oração para o dia:
Capacita-me, Senhor, a estar sempre preparado para a tua volta. Que ela não me surpreenda, porque além de estar aguardando por ela, vivo em função dela.

Nenhum comentário:

Postar um comentário