quinta-feira, 4 de outubro de 2012

MEDITAÇÕES DIÁRIAS - A oração de Samuel: Proteção

A doutrina bíblica da oração
As mais belas orações da Bíblia

A oração de Samuel: Proteção


Leitura diária: 1Samuel 7.7-9
Leitura da Bíblia em um ano: Isaías, capítulos 5, 6 e 7



Uma das razões mais expressivas para a oração ao Senhor Deus é o apelo por proteção. Em todos os tempos, os servos do Senhor têm clamado a Deus quando necessitam de proteção. No passado bíblico temos inúmeros exemplos de orações por proteção e guarda. Os salmos estão repletos de apelos desta natureza... Os livros proféticos idem... Na vida de Samuel, o grande líder de Israel iniciante como nação, aquele que a um tempo só, foi juiz, sacerdote e rei, nós temos um exemplo de um momento assim, em que Israel teve que clamar por proteção.

Os tempos dos juízes sobre Israel, foram tempos muito difíceis, de muitos altos e baixos, tanto na vida política, quanto espiritual do povo de Israel. Foram aproximadamente 300 anos em que Israel oscilava entre um período de paz e de segurança, para outro de servidão e de opressão. Se tivemos um Gideão, uma Débora, um Sansão que levaram Israel a alguns anos de tranquilidade, tivemos inúmeros outros juízes que permitiram a vergonha e a escravidão para o povo de Deus. Samuel surge ao final desses quase 3 séculos para trazer pela primeira vez depois de Josué uma noção de unidade para Israel. A permanente luta contra os filisteus, vai fazer então, com que uma oração se faça a Deus pedindo a ele proteção:

"Quando os filisteus ouviram que os filhos de Israel estavam congregados em Mizpá, subiram os chefes dos filisteus contra Israel. Ao saberem disto os filhos de Israel, temeram por causa dos filisteus. Pelo que disseram a Samuel: Não cesses de clamar ao Senhor nosso Deus por nós, para que nos livre das mãos dos filisteus. Então tomou Samuel um cordeiro de mama, e o ofereceu inteiro em holocausto ao Senhor; e Samuel clamou ao Senhor por Israel, e o Senhor o atendeu." 1Sa 7.7-9

Assim é nos tempos de hoje. As intempéries da natureza nos atemorizam... A violência urbana nos amedronta... Os desmandos políticos e governamentais nos preocupam... O amanhã nos parece tenebroso... Pois bem, Samuel nos ensina o que fazer. Primeiro, oferecer a nossa vida em dádiva ao Senhor (naqueles tempos o holocausto com o cordeiro simbolizava isto) e, em segundo lugar, orar pedindo proteção. Observem que a oração não foi registrada, mas, simplesmente que ele "clamou ao Senhor... e o Senhor o atendeu". Isto ainda nos pode acontecer hoje.


Oração para o dia:
Conduz-me, Senhor, a uma vida de dependência da tua presença sobre mim, de maneira tal que eu possa sempre clamar por tua proteção e amparo ao meu viver.

Nenhum comentário:

Postar um comentário