quarta-feira, 31 de outubro de 2012

Cristão Olímpico

Cristão Olímpico 
altAutor: Carlos Henrique Falcão
Pastor da Igreja Batista da Liberdade, RJ

O poeta popular e músico Zeca Pagodinho canta que a vida o levou para onde ela quis levar - “Deixa a vida me levar, (vida leva eu)”. Diz que se a coisa fica difícil ele “deixa rolar”. Sendo de origem pobre, o que conquistou, não foi resultado de um planejamento e muita luta para alcançar o seu alvo, mas chegou onde a vida o levou. Não é este o espírito das disputas que encontramos nos atletas olímpicos. Eles treinam até a exaustão com o objetivo de alcançar o lugar mais alto do pódio. Observamos alegria nas conquistas e tristeza quando suas marcas possíveis não são alcançadas. Nenhum atleta chega ao pódio pela força do destino carregado pela vida. É resultado de muita dedicação, provação e privação.

Paulo compara a vida cristã com o atleta olímpico. Ele diz que devemos iniciar a nossa carreira com o mesmo espírito do atleta que entra na competição - vencer. A diferença é que o atleta passa por um treinamento rigoroso para uma coroa que perece, e nós, os salvos, lutamos por uma coroa que permanece. Da mesma forma que o atleta olímpico, o cristão tem um alvo definido para a sua vida e luta por ele. No propósito de alcançar os ideais de Deus para a sua vida, o cristão se torna um verdadeiro atleta olímpico (Leia I Cor. 9.24-27).

O cristão olímpico tem uma garantia que o atleta comum não tem. O cristão tem a garantia de vitória dada por Jesus Cristo. Em Cristo não somos apenas vencedores, mas somos “mais do que vencedores” (Rom. 8.37). O atleta poderá ficar aquém do seu alvo por causa de um estiramento muscular, um resfriado ou por falta de concentração. Mas, para o cristão não existe nada que o separa do amor de Cristo (Rom. 8.35). Mesmo que os poderes espirituais desejem, não poderão separar o cristão do amor de Deus. A própria morte tem o seu poder limitado pela vida que encontramos em Cristo (Rom. 8.38,39).

Esse estilo de vida não pode ser vivido de qualquer maneira porque Cristo se “entregou por nós a fim de nos remir de toda a maldade e purificar para si mesmo um povo particularmente seu, zeloso à prática de boas obras” (Tito 2.14). A palavra zeloso nos dá a ideia de uma pessoa aplicada, esforçada e dedicada naquilo que faz. Quando Jesus se entregou na cruz ele tinha em mente a formação de um povo santo e totalmente dedicado para viver na sua presença em obediência aos seus mandamentos. É obedecendo a Jesus que vamos permanecer no seu amor e andar como ele andou (I João 2.3-6).

A excelência da vida cristã é alcançada quando decidimos deixar de lado o pecado que tão de perto nos rodeia de forma que possamos correr com perseverança a carreira que nos está proposta, tendo os olhos fitos em Jesus, autor e consumador da nossa fé (Hebreus 12.1,2). Pela alegria de nos ver salvos do pecado Jesus suportou a cruz, desprezando a vergonha, e agora, está assentado à direita de Deus (Hebreus 12.2). Na luta que travamos diariamente ainda não fizemos igual a Jesus, que derramou o seu sangue (Hebreus 12.3,4). Qual deve ser a sua atitude como cristão, diante do sacrifício de Jesus por você?

Em toda Bíblia notamos que é preciso grande disciplina e dedicação para viver com Jesus. Deus nos predestinou para sermos conforme à imagem de Jesus (Rom. 8.29) e para alcançarmos este padrão é preciso o espírito olímpico. A vida não vai levá-lo naturalmente à semelhança de Cristo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário