terça-feira, 23 de outubro de 2012

MEDITAÇÕES DIÁRIAS - Esmirna, a segunda carta

Apocalipse - O livro da Revelação
Quatro cartas às igrejas de Cristo

Esmirna, a segunda carta


Leitura diária: Apocalipse 2.8-11
Leitura da Bíblia em um ano: Isaías, capítulos 53, 54 e 55



A segunda carta é escrita a uma igreja próxima à cidade de Éfeso. Digamos que iniciando um percurso circular, o Senhor orientou o seu apóstolo a escrever à sua igreja que se reunia em Esmira. Sua mensagem vale para as verdadeiras igrejas de Cristo até os nossos dias, praticamente. É uma mensagem de conforto e resistência ao padecimento que muitas vezes enfrentamos. Embora hoje, vivamos numa cultura que se diz cristã, e em grande parte do mundo, o respeito ao direito de expressão religiosa exista, é verdade que muitas igrejas de nosso Senhor Jesus Cristo, em certas regiões do globo, estão a passar, não por uma tribulação de dez dias, mas de séculos, com alternância para mais ou para menos em sua intensidade.

Segundo a história da igreja cristã primitiva, o pastor desta igreja em Esmirna, Policarpo, foi morto queimado vivo em 156 d.C. por ter se recusado a negar o nome de Cristo. O fato da indicação de dez dias apenas de tribulação, não deve ser entendido literalmente. Dez, no caso, seria apenas para indicar um período não muito grande, ou melhor dizendo, um período de tempo suportável, já que a tribulação seria apenas para que eles fossem provados.

"Não temas o que hás de padecer. Eis que o Diabo está para lançar alguns de vós na prisão, para que sejais provados; e tereis uma tribulação de dez dias. Sê fiel até a morte, e dar-te-ei a coroa da vida." Ap 2.10

Esta carta a Esmirna nos deve ensinar algo difícil de entendermos hoje: - a necessidade da perseguição ou de problemas na vida da igreja, para um maior fervor e fortaleza na vida cristã de seus membros. O que o Senhor lhes está dizendo é exatamente isto: - "Tereis alguns problemas. Passareis por algumas tribulações. Mas isto acontecerá apenas para que a vossa fé seja testada. Não vos importeis com esta situação, pois ela será passageira, e o prêmio à essa resistência, mesmo que, com o risco da morte, é a coroa da vida eterna que eu, o Senhor, reservo para aqueles que me são fiéis". Nossas igrejas hoje, talvez precisem de alguma situação assim. Como temos o reconhecimento legal à nossa pregação, somos protegidos pela lei, não enfrentamos maiores problemas. Vivemos então acomodados e conformados. Parece-nos, que para a igreja de Cristo sobreviver soberana e autêntica, haverá sempre a necessidade do confronto com o mundo. É assim que provamos a nossa fé, vencendo o mundo.


Oração para o dia:
Capacita-me, Senhor, e à minha igreja, para que sejamos fortes e resistentes ao mundo que com suas artimanhas nos tenta enganar e vencer.

Nenhum comentário:

Postar um comentário