terça-feira, 16 de outubro de 2012

MEDITAÇÕES DIÁRIAS - Uma palavra de garantia

Apocalipse - O livro da Revelação
A vocação para a revelação


Uma palavra de garantia

Leitura diária: Mateus 24.15-28
Leitura da Bíblia em um ano: Isaías, capítulos 35, 36 e 37



A palavra a respeito dessa salvação contida no versículo abaixo, não é referente à salvação eterna. Esta é indiscutível e garantida pela fé em Cristo Jesus, independentemente de situações adversas. Daí o condicional do verbo:

"ninguém se salvaria". A salvação eterna é garantida pelo selo do Senhor para todo aquele que nele crê (Ef 1.13).

O Mestre está então, se referindo mesmo, à salvação terrena dos crentes, diante das calamidades que estarão ocorrendo nesses tempos do fim a que o Senhor Jesus está apontando. O que o texto nos está transmitindo, é que diante de tantas tristezas, o sofrimento dos crentes será tão grande, que por compaixão divina, em determinado momento, o Senhor o abreviará, ou seja, impedirá a continuidade das coisas tremendas que estarão acontendo, na chamada "grande tribulação", para que nem todos venham a sofrer ou mesmo morrer, fisicamente, por sua causa. Não está em jogo aí a morte espiritual, pois esta, para o crente, não existe. Assim é que devemos entender o texto a seguir:

"E se aqueles dias não fossem abreviados, ninguém se salvaria; mas por causa dos escolhidos serão abreviados aqueles dias." Mt 24.22

Como toda mensagem do Apocalipse, este sermão de Cristo tem que ser também entendido no seu aspecto intemporal. Ou seja, suas predições ou previsões não se prendem a este ou aquele momento específico, mas podem ser situações ocorridas diversas vezes, em vários locais diferentes. Se entendermos assim, veremos que o Senhor já tem abreviado em muitos momentos as dificuldades enfrentadas pelos crentes: - Nos tempos da perseguição da igreja primitiva pelos Césares... - Nos tempos da guerra promovida pelo Islam contra os cristãos... - Nos tempos da perseguição aos crentes durante a Idade Média... - Na noite de São Bartolomeu em Paris, quando mais de 2.000 almas cristãs foram sacrificadas... - Nos tempos da luta pela Reforma quando os crentes tiveram que fugir para o Novo Mundo... Ou seja, em todas essas épocas, se de alguma forma, o Senhor não abreviasse aqueles dias, os crentes que se salvaram e puderam continuar contando a história da salvação em Cristo, teriam perecido.Isto explica como o Evangelho chegou até aos nossos dias. E nos diz mais ainda:afirma-nos que podemos esperar pela salvação que vem do Senhor.


Oração para o dia:
Capacita-me, Senhor, a enfrentar os dias difíceis de perturbação e temor com a certeza de que tu estarás me preservando sempre do pior.

Nenhum comentário:

Postar um comentário