domingo, 30 de setembro de 2012

MEDITAÇÕES DIÁRIAS - Um final pedindo por santidade

A doutrina bíblica da oração
A oração - Sua realidade para o crente

Um final pedindo por santidade


Leitura diária: Mateus 6.13
Leitura da Bíblia em um ano: 1Timóteo, capítulos 1 a 5



O Senhor Jesus chega ao final da oração "modelo". Como ele começou recomendando que nós, crentes, devemos sempre consagrar ao nome do Pai toda a santidade que ele exige e espera de suas criaturas - "santificado seja o teu nome" - ele vai encerrar, recomendando que nós, os seus seguidores, devemos também buscar esta santidade divina em nosso viver.

Quando mencionamos acima "santidade divina", pode parecer um tanto estranho para alguns irmãos. Sim, santidade, é um padrão humano de vida.Ou seja, um viver separado, onde o crente procura traçar o seu dia-a-dia dentro de atitudes e procedimentos de honra, dignidade, pureza, integridade, enfim.Virtudes estas que o homem pode dimensionar, identificar e definir.

Agora, "santidade divina" é outra coisa. Muito superior, muito acima de nossas conjecturas e definições humanas. Santidade é o atributo por excelência de Deus. Nós, seres humanos, limitados que somos, ainda que possamos viver dentro de padrões da santidade humana, nunca poderemos imaginar o que seja real e efetivamente, a santidade de Deus.

Por isto o Senhor Jesus faz esta colocação da busca do crente pela santidade na vida, de maneira bem interessante, pois em vez de falar que "aspiremos a santidade", ou que, "santifiquemo-nos em nosso viver", ele parte para o lado oposto, isto é, o que o que o Senhor pode fazer por nós, para que não a percamos em nosso dia-a-dia:

"E não nos deixes entrar em tentação; mas livra-nos do mal" Mt 6.13

E, assim, o Senhor encerra a sua oração modelo, chegando ao patamar de vida cristã que todo o crente deve buscar: a santidade de vida. A oração tem ainda um hino de louvor muito bonito, mas que não se encontra registrado nos manuscritos mais antigos: "Porque teu é o reino e o poder, e a glória, para sempre. Amém". Para a maioria dos comentaristas mais tradicionais, Cristo não teria pronunciado o "amém", porque estava em meio a um ensino sobre a oração e não fazendo uma oração propriamente dita, em um sermão que continuaria ainda a ser pregado.


Oração para o dia:

Conduz-me, Senhor, a procurar a santidade em meu viver. Que eu não me deixe curvar às tentações que porventura me envolvam.


Nenhum comentário:

Postar um comentário