domingo, 23 de setembro de 2012

MEDITAÇÕES DIÁRIAS - Uma oração do povo que teme ao Senhor

A doutrina bíblica da oração
A ministério da oração em sua vida

Uma oração do povo que teme ao Senhor


Leitura diária: Salmo 149
Leitura da Bíblia em um ano: 1Tessalonicenses 4e5 e 2Tessalonicenses 1a3


O último salmo da Bíblia é uma apologia ao próprio livro. É um salmo que celebra tudo aquilo que foi feito e escrito nos 149 capítulos anteriores. Porém, antes de encerrar-se o livro, seu compilador nos trouxe um salmo que é como uma oração de louvor de um povo que teme ao Senhor e que lhe é fiel.

Temos que compreender que todo o livro de Salmos é uma oração ao Senhor.Uma oração em 150 capítulos. Não há uma narrativa ou registro histórico, a não ser aqueles que podemos abstrair do conteúdo ou das citações feitas, motivando o louvor ou a gratidão que o salmo expressa.

Neste entendimento, os salmos expressam com suas mensagens orações em geral: de louvor, de gratidão, de apelo, de lamentação, de confissão, de vitória, e mesmo de imprecação, aqueles que rogam pela derrota dos adversários.

Por esta causa é que no estudo da doutrina da oração a que estamos nos dedicando neste trimestre, colocamos estes sete salmos como exemplos da oração na minha vida e na sua vida, orações, enfim, para os nossos dias. Seria bom, que tal como o livro, a nossa vida fosse também uma vida em oração como o salmista que louva ao Senhor por isto:

- Todos os crentes devem louvar ao Senhor: "Cantai ao Senhor um cântico novo, e o seu louvor na assembléia dos santos"...
- Todos os crentes devem alegrar-se com o Senhor: "Alegre-se Israel naquele que o fez... regozijem-se os filhos de Sião... cantem-lhe louvores"...
- Todos os crentes são motivos de alegria para o Senhor: "Porque o Senhor se agrada do seu povo... ele adorna os mansos com a salvação..."
- Todos os que crêem exultam sob o governo do Senhor: "Exultem de glória os santos... cantem de alegria nos seus leitos..."

Assim vivendo, estaremos fazendo de nossa vida, uma vida de oração.


Oração para o dia:

Conduz-me, Senhor, a cultivar em meu viver, o momento de oração. Que eu nunca adormeça, sem antes ter tido o meu momento a sós contigo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário