sexta-feira, 21 de setembro de 2012

MEDITAÇÕES DIÁRIAS - Uma oração de louvor e gratidão

A doutrina bíblica de oração
A ministério da oração em sua vida



Uma oração de louvor e gratidão


Leitura da Bíblia em um ano: Provérbios, capítulos 23, 24 e 25
Leitura diária: Salmo 147


Já mencionamos nesta semana que a gratidão não pode faltar em nossas orações. Aliás, o simples ato de podermos orar, já se apresenta como um motivo de gratidão ao Senhor. Afinal de contas, quem somos nós, míseros mortais, para aspirarmos falar com Deus, o Senhor dos senhores? No entanto, ele não atenta para a nossa pequenez e nos ouve, nos atende, vem ao nosso encontro.


Porém, sem saber qual deva ser o primeiro motivo de oração, vemos que o louvor também tem que estar presente em todas as nossas orações.Mais ou menos dentro do mesmo sofisma "quem surgiu primeiro, o ovo ou a galinha?", temos que nos colocar como crentes em Cristo em face da oração da mesma forma: O que fazer primeiro: Louvar ou agradecer?... Agradecer ou louvar?...O que vem primeiro?


Não importa a ordem. O que deve ficar claro é que ambos os sentimentos têm que estar sempre presentes em nossas orações. Uma coisa leva a outra. Se louvamos é porque temos motivos de gratidão... Se agradecemos é porque temos motivos de louvor. O salmista vai nos fazer entender isto:


- Este é mais um salmo que começa com um convite ao louvor: "Louvai ao Senhor; porque é bom cantar louvores ao nosso Deus; pois isso é agradável, e honrado é o louvor."
- O Senhor vem ao encontro de nossas necessidades, merecendo portanto, a nossa gratidão por tais bênçãos: " ele sara os quebrantados de coração, e cura-lhes as feridas."
- O salmista nos ensina que devemos louvar ao Senhor, pois: "Grande é o nosso Senhor, e de grande poder; não há limite ao seu entendimento."
- O salmista nos mostra o quanto isto é importante, juntando essas duas motivações em um só versículo: "Cantai ao Senhor em ação de graças; com a harpa cantai louvores ao nosso Deus."
- E, para tornar mais íntima e pessoal esta realidade da interação entre o louvor e a gratidão, o salmista ainda nos leva a lembrar que o Senhor Deus, o Senhor dos senhores, se agrada da minha e da sua pessoa: "O Senhor se compraz nos que o temem, nos que esperam na sua benignidade."

Oração para o dia:
Conduz-me, Senhor, a manifestar em minhas orações todo o meu espírito de louvor e todo o meu sentimento de gratidão por tua bênção sobre mim.

Nenhum comentário:

Postar um comentário