quinta-feira, 27 de setembro de 2012

MEDITAÇÕES DIÁRIAS - Uma oração modelo

A doutrina bíblica da oração
A oração - Sua realidade para o crente


Uma oração modelo

Leitura diária: Mateus 6.9
Leitura da Bíblia em um ano: Ecelsiastes, capítulos 7, 8 e 9



O texto que começamos a ler hoje, passou a ser chamado conforme o subtítulo acima nos indica de "a oração modelo". Este título deve ser entendido de acordo com o significado da palavra "modelo" como nos definem os melhores dicionários:
- representação em escala reduzida de algo (um objeto, uma estátua, um navio, por exemplo). No caso, "representação em escala reduzida" de uma oração.

Sim, porque Cristo não nos estava querendo ensinar a transformar estas palavras em uma prece a ser repetida sempre como uma "reza". Isto contrariaria, toda a sua exposição inicial quando por duas vezes recriminou: primeiro, as "vãs repetições" e depois, o "muito falar".

O que ele estava ensinando aos seus seguidores é que determinados temas ou assuntos, devem estar presentes sempre em nossas orações. Ou seja, basicamente, uma oração deve abranger tais assuntos pelo que representam ou significam na vida do crente. Logo no início, ele apresenta dois deles:

"Portanto, orai vós deste modo:Pai nosso que estás nos céus, santificado seja o teu nome" Mt 6.9

Sim, primeiro o reconhecimento da soberania do Senhor Deus. Esta expressão "Pai nosso que estás nos céus", quer expressar a grandeza do Senhor Deus. A magnificência que o Filho confere ao Pai, iniciando a sua oração modelo com tal menção, é uma indicação para os seus discípulos do grau de bênção e de graça que temos como simples criaturas humanas de podermos nos dirigir ao Criador de todas as coisas, direta e pessoalmente como se fôssemos iguais a ele.

Em segundo lugar, Cristo ressalta a necessidade de exaltar a santidade desse Deus. Este "santificado seja o seu nome", quer dizer para nós, discípulos, que nunca devemos pronunciar o nome do Senhor em vão, mas sim, sempre, numa atitude de respeito e elevada consideração ao Deus que é Santo.

Será que hoje quando oramos, temos esta percepção do Deus altíssimo e santo?


Oração para o dia:
Conduz-me, Senhor, a dirigir-me sempre a ti com toda a reverência que mereces, reconhecendo a minha pequenez diante de tua santidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário