quinta-feira, 20 de setembro de 2012

MEDITAÇÕES DIÁRIAS - Uma oração realista

A doutrina bíblica da oração
A ministério da oração em sua vida


Uma oração realista

Leitura diária: Salmo 146
Leitura da Bíblia em um ano: Provérbios, capítulos 20, 21 e 22

Uma das coisas que não pode faltar em nossas orações é o reconhecimento de nossa fragilidade humana. Deveríamos sempre lembrar que sem Deus, nada seríamos. É ele que nos cria, nos sustém, nos dá ânimo e saúde. Se não fora pelo amor dele, o homem não teria subsistido a todas as intempéries que enfrentou desde que criado por ele, dele se afastou.

No mundo de hoje, o homem está querendo se tornar um super-homem.Os cursos de auto-ajuda, os seminários de auto-afirmação, e outras práticas profissionais estão aí, para empurrar o ser humano para uma atmosfera de independência total, como se fôssemos invencíveis.Como crentes sabemos que esta não é a nossa realidade. Embora possamos ter uma estrutura emocional forte e bem cuidada, devemos lembrar sempre que tudo isto pode ser derrubado de um momento para o outro, por causa de um acidente repentino, uma enfermidade surpreendente, um fato novo que derruba a nossa resistência.

Devemos ser realistas em nossas orações, abrindo o nosso coração para o Senhor e dando a ele o louvor de corações gratos por sua fidelidade em nos preservar e guardar. O salmista nos ensina a como orar com tal sentimento:

- Diante da fraqueza humana que ele sustém, cantemos como salmista: "Louvarei ao Senhor durante a minha vida; cantarei louvores ao meu Deus
enquanto viver."
- Em face da falsidade humana que nos engana, o salmista nos aconselha: "Não confieis em príncipes, nem em filho de homem, em quem não há auxílio."
- Reconhecendo os perigos a que estamos expostos neste mundo, devemos lembrar o que o salmista nos recomenda: "Bem-aventurado aquele que tem o Deus de Jacó por seu auxílio, e cuja esperança está no Senhor seu Deus."
- Quando a depressão parece tomar conta de nosso coração, recorramos a Deus, como o salmo nos orienta: "O Senhor abre os olhos aos cegos; o Senhor levanta os abatidos; o Senhor ama os justos."
- Em face da dúvida sobre o dia de amanhã, da incerteza sobre o porvir, tenhamos a confiança do salmista: "O Senhor reinará eternamente; o teu Deus, ó Sião, reinará por todas as gerações. Louvai ao Senhor!


Oração para o dia:
Conduz-me, Senhor, a depender sempre de ti em meu viver. Que eu não superestime nem subestime o meu valor pessoal, mas que reconheça o teu poder.

Nenhum comentário:

Postar um comentário