domingo, 2 de setembro de 2012

MEDITAÇÕES DIÁRIAS - Uma oração para sempre

A doutrina bíblica da oração
A oração após os tempos bíblicos


         Uma oração para sempre



Leitura diária: Salmo 67.1-7
Leitura da Bíblia em um ano: Efésios 3 a 6 e Filipenses 1

Quando recitamos o texto da chamada oração modelo, quando Cristo ensinou-a aos seus seguidores em meio ao sermão que pregava nos montes ao lado de Cafarnaum, estamos como que fazendo uma oração que foi escrita para sempre.

Sem dúvida, devemos entendê-la assim. Como modelo que é, ela foi ditada pelo Mestre para servir como roteiro ou súmula básica daquilo que o crente em todos os tempos vindouros deveria sempre lembrar em seus momentos de oração: a exaltação a Deus, a santidade do Pai, o desejo pela instalação do reino de Deus, e pelo cumprimento de sua vontade sempre, as nossas necessidades materiais, o perdão para os nossos pecados, o livrar-nos da tentação e do mal, motivos estes que estiveram presentes em todos os tempos da igreja de Cristo e dos crentes, desde os tempos bíblicos até os nossos dias.

No entanto, ela não foi ensinada como uma "camisa-de-força" que nos amarra a um recitativo que com o passar do tempo pode se tornar sem nexo e sem efeito para os que assim o repetem. O que o Senhor desejava é que estes assuntou ou temas, fossem sempre lembrados pelo crente que ora, porque são aqueles que devem estar envolvendo o seu viver dia-a-dia em todos os tempos.

O salmista expressa isto num pequeno salmo de louvor que, encerra tudo isto que acima mencionamos (Sl 67.1,2):

"Deus se compadeça de nós e nos abençoe e faça resplandecer o seu rosto sobre nós, para que se conheça na terra o seu caminho e entre todas as nações a sua salvação"

Esta visão universal da bênção da presença de Deus entre o seu povo, é refletida no final do salmo, numa oração que mil anos antes de Cristo, nos conclama à evangelização dos povos de todo o mundo:

"Alegrem-se e regozigem-se as nações, pois julgas os povos com equidade, e guias as nações sobre a terra. Louvem-te, ó Deus, os povos. Louvem-te os povos todos" (Sl 67.4,5)




Oração para o dia: Concede-me, Senhor, o desejo de levar o teu nome àqueles que não te conhecem para que a tua salvação seja a eles estendida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário