quarta-feira, 12 de setembro de 2012

MEDITAÇÕES DIÁRIAS - A gratidão como disciplina de oração

A doutrina bíblica da oração
A ministério da oração em sua vida


A gratidão como disciplina de oração

Leitura diária: Salmo 144
Leitura da Bíblia em um ano: Provérbios, capítulos 14, 15 e 16


Se há um tema que deve estar sempre presente em nossos momentos de oração, este é o da gratidão. Sem dúvida, podemos separar algumas orações para determinadas situações especiais, dando ênfase a esses motivos quando as pronunciamos, mas em nenhuma delas devemos deixar de agradecer ao Senhor, ainda que apenas numa palavra introdutória, mas esta deve ser a realidade marcante em nossas orações: a ação de graças.

O salmista que também é Davi neste Salmo, nos fala da proteção de Deus a ele e da gratidão que deve ao Senhor por isto, de uma forma que nos toca também, embora separados por tantos e tantos séculos:

- Diante das lutas que temos a enfrentar, podemos exclamar com confiança, tal como salmista: "Bendito seja o Senhor, minha rocha, que adestra as minhas mãos para a peleja e os meus dedos para a guerra;"
- Face a grandiosidade de Deus diante da nossa fragilidade, podemos reconhecer humildemente como Davi: "Ó, Senhor, que é o homem, para que tomes conhecimento dele, e o filho do homem, para que o consideres?
- Em assim vivendo, podemos louvar como o salmista: "A ti, ó Deus, cantarei um cântico novo; com a harpa de dez cordas te cantarei louvores."
- Olhando para as nossas famílias, devemos rogar como ele o fez: "Sejam os nossos filhos, na sua mocidade, como plantas bem desenvolvidas, e as nossas filhas como pedras angulares lavradas, como as de um palácio."
- Vendo o noticiário nacional e percebendo o quanto precisa o nosso país voltar-se para Deus, podemos clamar como Davi: "Bem-aventurado o povo a quem assim sucede! Bem-aventurado o povo cujo Deus é o Senhor!"

A verdade é que se não fora a presença do Senhor em conduzir-nos e guardarnos, sem dúvida, não poderíamos sobreviver, pois ele é:

"... O meu refúgio e minha fortaleza, meu alto retiro e meu libertador, escudo meu, em quem me refugio."

Por tudo isto é que a gratidão deve estar sempre presente em nossa oração.


Oração para o dia:
Conduz-me, Senhor, a meditar ao final de cada dia nas bênçãos que recebi de tuas mãos a fim de que possa agradecê-las em minha oração.

Meditação extraída do site: www.juerp.org.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário