sábado, 22 de setembro de 2012

MEDITAÇÕES DIÁRIAS - Uma oração que abrange o universo

A doutrina bíblica da oração
A ministério da oração em sua vida

Uma oração que abrange o universo


Leitura diária: Salmo 148
Leitura da Bíblia em um ano: Provérbios, capítulos 26, 27 e 28


O salmista que escreveu este capítulo, numa época desconhecida para nós, foi realmente inspirado pelo Senhor Deus. Num tempo, sem dúvida, em que o conhecimento da natureza seria bem pouco difundido e, que principalmente, a noção da criação de Deus seria muito limitada, ele consegue com extrema beleza de linguagem e com grande detalhamento de fenômenos naturais, tecer uma oração de louvor que abrange todo o universo.

Interessante em que ao tempo em que escrevemos esta meditação, cientistas e físicos na Europa, com base na Suiça, estão desenvolvendo experiências no sentido de descobrir por meio de um acelerador nuclear, uma velocidade superior à da luz, cerca de 300 mil quilômetros por segundo, chamando esta experiência de a descoberta da "partícula de Deus", ou seja, aquele algo mais que a Ciência humana não explica e que só o reconhecimento da existência de algo sobrenatural ou divino, poderia explicar.

O nosso salmista, na simplicidade de suas palavras, há cerca de 3 mil anos, já reconhecia isto, como podemos ler:

- Vejam que ele coloca em seu painel de louvor, aquilo que é espiritual:
"Louvem ao Senhor desde o céu, louvai-o nas alturas! Louvai-o todos os seus anjos; Louvai-o todas as suas hostes".
- Depois de estabelecer o limite acima da capacidade humana, o espiritual,
ele passa a falar daquilo que é visível aos olhos humanos: "Louvai-o sol e lua... estrelas luzentes... céus dos céus... as águas que estão sobre os céus... porque ele deu ordem e logo foram criados... ele os estabeleceu e lhes fixou um limite que nenhum deles ultrapassará".
- Para a seguir mencionar as criaturas estranhas e os fenômenos climáticos desta criação divina: "Louvai-o, vós, monstros marinhos e todos os abismos, fogo e saraiva, neve e vapor, vento tempestuoso... montes e árvores frutíferas... feras e todo o gado... répteis e aves voadoras".
- Chegando, finalmente, à sua criatura por excelência: "Reis, povos,príncipes e juízes, mancebos e donzelas, velhos e crianças!... Louvem eles o nome do Senhor, pois ele é excelso para sempre." - Ou seja tudo aquilo que a Ciência tenta comprovar por sua lógica e cálculo, o salmista já descobriu.


Oração para o dia:

Conduz-me, Senhor, a observar a natureza e retirar dela motivações especiais para os meus momentos de oração na tua presença.

Nenhum comentário:

Postar um comentário