quarta-feira, 26 de setembro de 2012

MEDITAÇÕES DIÁRIAS - Uma resposta antecipada

A doutrina bíblica da oração
A oração - Sua realidade para o crente

Uma resposta antecipada


Leitura diária: Mateus 6.8
Leitura da Bíblia em um ano: Eclesiastes, capítulos 4, 5 e 6



Cristo prossegue o seu ensino, trazendo para todos os seus discípulos, uma palavra que nos aponta algo muito significativo sobre o poder da onisciência do Pai. De forma bem objetiva o que ele quer indicar para os seus seguidores,complementando o que ditou no versículo anterior, é que não é pelo muito repetir a sua prece que suas orações serão, afinal, ouvidas pelo Senhor. Sim, não precisa insistir porque antes mesmo que apresente sua petição, uma, duas, ou mais vezes, o Pai já sabe aquilo que de que precisamos e que rogamos a ele.

- O que ele está nos apontando é que antes que Abraão orasse em Moriá, o Senhor já sabia que ele precisava de um cordeiro para substituir a Isaque...
- O que ele está nos indicando é que antes que Moisés orasse no monte em Refidim, ele estava providenciando a vitória de Josué sobre Amaleque...
- O que ele está nos orientando é que antes que Samuel orasse em Mizpá, ele estava levando Israel à vitória sobre os filisteus.

Corroborando este ensino, Daniel vai orar em Babilônia e, diz-nos a Palavra de Deus que, enquanto ele ainda orava, eis que o anjo do Senhor veio ao seu encontro e lhe falou que "no princípio das tuas súplicas, saiu a ordem", para que o profeta entendesse a visão que lhe fora antecipada pelo Senhor e agora explicada pelo anjo.

Por isso tudo, o Senhor Jesus ensina agora aos seus discípulos na nova era do relacionamento do Pai com os seus filhos:

"Não vos assemelheis, pois, a eles; porque vosso Pai sabe o que vos é necessário, antes de vós lho pedirdes" Mt 6.8

Sim, porque não precisamos nos assemelhar aos que clamam repetidas vezes para termos nossas orações ouvidas pelo Pai. Ele conhece o nosso sentimento e a nossa necessidade antes que os manifestemos a ele. Este ensinamento do Senhor deve ser objeto de muita consideração por parte da igreja moderna... Sim, porque é uma das práticas comuns de muitas igrejas hoje, a realização de jornadas de oração, a pretexto de um motivo maior ou especial. Lembremos: o Senhor sabe!


Oração para o dia:
Conduz-me, Senhor, a orar sempre com fé, sabendo que se o meu pedido é justo e coerente com a tua vontade, não será pelo muito pedir que será ele atendido.

Nenhum comentário:

Postar um comentário