segunda-feira, 17 de setembro de 2012

MEDITAÇÕES DIÁRIAS - A oração como disciplina de vida

A doutrina bíblica da oração
A ministério da oração em sua vida

A oração como disciplina de vida


Leitura diária: Salmo 143
Leitura da Bíblia em um ano: Provérbios, capítulos 11, 12 e 13


Como crentes em Cristo todos nós temos que fazer dos momentos de oração uma necessidade diária. Ou seja, a cada dia, alguma coisa estará faltando senão tivermos tido em suas 24 horas, aqueles instantes, maiores ou menores, que separamos para estar a sós com o Senhor e orar a ele.

Dada a correria da vida moderna, a agitação em que transcorrem os nossos dias, em geral, fica muito difícil, realmente, separarmos este tempo para Deus.Temos tempo para tudo, trabalhos, lazer, refeições, esportes, relacionamentos e não temos tempo para o Senhor. Ou então ele é o último do dia, aquele que já deitados, estremunhados de sono, bocejando mesmo, antes que os nossos olhos se fechem, nos lembramos de orar e algumas vezes, até começamos, mas no meio do caminho o sono nos leva de vencido e a oração fica como que inacabada.

Durante esta semana quando estaremos meditando sobre o ministério da oração na vida de cada um de nós, escolhemos sete capítulos do livro de Salmos, pois cada um deles, retrata a situação pessoal do salmista, em falar com Deus expondo o seu pensamento, sua necessidade, sua alegria, seu problema, sua esperança, enfim, o seu dia-a-dia. Embora separados por tantos séculos, as necessidades deles, equivalem-se às nossas hoje. Por exemplo, no salmo de hoje, vejam se os apelos do salmista não se parecem com os nossos?

- "Ouve a minha oração. Dá ouvidos à minha súplica...
- "Dentro de mim, esmorece o meu espírito...
- "Desolado está o meu coração...
- "Faze-me ouvir da tua benignidade pela manhã...
- "Ensina-me a fazer a tua vontade...
- "Vivifica-me ó Senhor, por amor do teu nome...

A maior necessidade do homem moderno é a de segurança pessoal. Ele se sente invadido em sua privacidade, no corpo e na alma, pela violência da mídia e da bandidagem urbana. O recurso de que dispomos diante de tudo isto, é o mesmo de Davi:"Atende-me depressa, ó Senhor; o meu espírito desfalece; não escondas de mim a tua face."


Oração para o dia:
Conduz-me, Senhor, a viver os meus dias na dependência de teu cuidado para comigo, de forma a enfrentar com coragem o mal que me rodeia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário