domingo, 16 de setembro de 2012

MEDITAÇÕES DIÁRIAS - Um assunto permeado pela oração

A doutrina bíblica da oração
A oração na igreja hoje

Um assunto permeado pela oração


Leitura diária: Atos dos Apóstolos 15.6-11
Leitura da Bíblia em um ano: Filipenses 2 a 4 e Colossenses 1 e 2


Muitas vezes podemos julgar que o espírito de oração de uma igreja se mede pelo número ou intensidade emocional que as orações pronunciadas em público pelos seus membros, carregam em suas palavras. Há igrejas, inclusive, que parecem querer demonstrar isto, pelo número de "améns", "aleluias" ou "ó, Deus", que são pronunciados pelos demais crentes entrecortando as frases da oração audível.

Isto, não é verdade. Pode até ser, em alguns casos, mas não é uma verdade absoluta. Muitas vezes, uma igreja que ora em silêncio possui mais espírito de oração do que aquela que faz do momento de oração, uma algaravia sem fim.

A realidade é que numa congregação de 100 pessoas, quando uma delas ora, apenas uma oração sobe aos céus, aquela pronunciada pelo irmão que ora, embora coadjuvada e amparada, talvez, pois mais 99 irmãos que acompanham juntos a mesma oração. No entanto, quando esta mesma igreja se põe em momento de oração silenciosa, se seus membros estão real e sinceramente em comunhão com o Espírito de Deus, 100 diferentes orações estarão subindo ao trono de graças do Senhor Deus, simultaneamente.

A oração silenciosa, quando praticada pela igreja com verdadeiro espírito de oração é uma oração coletiva de grande poder. No texto de nossa leitura de hoje, podemos depreender que a primeira igreja cristã,reunida na cidade de Jerusalém, estava assim em comunhão com Deus.Um assunto tão delicado e complexo como este que lemos hoje, ser tratado pela igreja primitiva sem que se mencione a oração audível nenhuma vez, e chegar-se à conclusão positiva que se chegou, somente mesmo por obra e feito do Espírito Santo de Deus. Isto, podemos depreender das palavras que conduzem o tema. Em realidade espiritual, aquele assunto tão complicado para a igreja em Jerusalém, estava todo ele, permeado pelo espírito de oração como um todo.

"E Deus, que conhece os corações...dando-lhes o Espírito Santo... purificando os seus corações pela fé...Então toda a multidão se calou e escutava a Barnabé e a Paulo


Oração para o dia:
Conduz-me, Senhor, a desenvolver em minha vida, o poder da oração em silêncio.Que eu possa falar contigo com o silêncio dos meus lábios.

Nenhum comentário:

Postar um comentário