terça-feira, 4 de setembro de 2012

MEDITAÇÕES DIÁRIAS - A oração pretenciosa

A doutrina bíblica da oração
A oração e suas formas de expressão

A oração pretenciosa


Leitura diária: Lucas 20.45-47
Leitura da Bíblia em um ano: Salmos, capítulos 146, 147 e 148


Uma das atitudes mais difíceis com as quais temos que conviver, às vezes, em sociedade, e até mesmo, infelizmente, em nossas igrejas, é aquela do indivíduo pretencioso e orgulhoso. Ele se julga sempre o melhor de todos. Espera ser ouvido e sempre dando a última palavra. É aquele que não se furta ao autoelogio e muitas vezes provoca os momentos para que a sua superioridade se torne visível e em foco. Ele preza muito estar sempre sob os holofotes da fama e nas vitrines da admiração e soberba.

O pior, é que muitas vezes, tais pessoas nem mesmo se apercebem do ridículo a que se expõem, quando se colocam perante a congregação como se fossem os únicos sabedores da verdade e da solução. Cristo, conhecendo o coração humano, reconhecia tais situações e em um determinado momento, vai ensinar sobre a soberba dessas pessoas que não leva a lugar algum, do ponto de vista espiritual, muito pelo contrário, condenam-se a si próprias.

No texto de nossa leitura diária, Cristo vai perceber esta prosápia que era praticada em Jerusalém por algumas autoridades religiosas e vai fazer em função disto, uma advertência muito clara sobre a fatuidade de tais atitudes:

"Guardai-vos dos escribas, que querem andar com vestes compridas, e gostam das saudações nas praças, dos primeiros assentos nas sinagogas, e dos primeiros lugares nos banquetes; que devoram as casas das viúvas, fazendo por pretexto longas orações." Lc 20.46,47

Esta é a vida santa da boca para fora... Aparenta santidade, mas não é... Ilude a alguns com a sua aparência, mas não a Deus... Ostenta uma pureza de vida e santidade de propósitos que na realidade não tem em seu viver.

A oração pretenciosa não pode fazer parte do "menu" do crente verdadeiro.Como santos de Deus, temos que reconhecer as nossas limitações e ainda que reconhecendo humildemente os pontos positivos que possamos ter em nossa personalidade e conduta, não os ostentemos com orgulho e ar superior, mas sim, os exerçamos para o bem dos outros e em humildade de espírito.


Oração para o dia:

Conduz-me, Senhor, a uma atitude de humildade e equilíbrio cristão, de forma que os meus atributos pessoais sejam ofuscados por teu brilho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário