quarta-feira, 11 de julho de 2012

MEDITAÇÕES DIÁRIAS - A via de mão dupla vai se estabelecer

A doutrina bíblica da oração
A oração no AT - De Adão a José

A via de mão dupla vai se estabelecer



Leitura diária:
Gênesis 12.1-9
Leitura da Bíblia em um ano: Jó, capítulos 39, 40 e 41

Se com Noé não vemos a sua resposta ao Senhor, restabelecendo-se o diálogo de mão dupla novamente, percebemos. no entanto, que houve por parte dele a obediência à vontade do Pai, o que nos faz verificar que ainda que em silêncio, da parte de Noé, o diálogo se refez, com a via de mão única, onde apenas a voz do Senhor era ouvida, pois a resposta do homem se fazia em silêncio.

O fato é que 490 anos vão se passar desde que Noé gerou ao seu primogênito Sem, para que surja então aquele que seria o verdadeiro iniciador da oração de mão dupla com o Pai. Com Sem (100), Arfaxade (135), Selá (30), Eber (34), Pelegue (30), Reú (32), Serugue (30), Naor (29) e Tera (70), nove gerações se passam sem que este diálogo se faça até que nasce o homem de nome Abrão, que irá dar início assim ao real e pessoal diálogo "face a face" com o Senhor.


Observem que o contato de Deus com a sua criatura era direto e objetivo. Sem preâmbulos ou interlocuções. Foi assim com Adão: "Onde estás?". Depois com Caim: "Por que te iraste?". Finalmente com Noé, também: "O fim de toda a carne é chegado..." - Ou seja, nestes três momentos separados por tantos anos de distância, o Senhor vinha direto ao seu filho e falava para início do diálogo, que em geral não se estendia muito dada a resistência e reticência de sua criatura que acuada pelo pecado, pouco ou nada respondia.

Com Abrão vai ser diferente. Ele começa reticente, apenas cumprindo a vontade do Senhor, sem responder de viva voz inicialmente, mas vai ganhar pouco a pouco mais intimidade com o Pai na caminhada de 50 anos que vai trilhar com ele, a ponto de mais tarde até interrogar a Deus buscando mudar-lhe a vontade (Gn 18.23). O que mais impressiona, no entanto, é que o próprio Senhor se interroga se deve ou não antecipar a sua vontade ao seu servo fiel e leal (Gn 18.17). Sim, o caminho da oração estava se cristalizando na vida do homem:


"Ora, o Senhor disse a Abrão: Sai-te da tua terra, da tua parentela, e da casa de teu pai, para a terra que eu te mostrarei. Eu farei de ti uma grande nação; abençoar-te-ei, e engrandecerei o teu nome; e tu, sê uma bênção." Gn 12.1,2




Oração para o dia:
Usa-me, Senhor, para que eu seja para os que estão ao meu redor, familiares, irmãos e amigos, uma bênção tal como ordenastes a Abrão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário