terça-feira, 31 de julho de 2012

MEDITAÇÕES DIÁRIAS - Uma profecia que se cumpre

A doutrina bíblica da oração
A oração no NT - De João a Jesus

Uma profecia que se cumpre

Leitura diária: Lucas 3.1-18
Leitura da Bíblia em um ano: Salmos, capítulos 48, 49 e 50


O texto de Isaías 40.3, cerca de 700 anos antes, a respeito de uma voz que clamaria no deserto, vai se concretizar agora. Zacarias, profetizou a respeito de seu filho em oração, como aquele que prepararia o caminho do Messias, e isto acontece efetivamente, na vida de João Batista: "E ele percorreu toda a circunvizinhança do Jordão, pregando o batismo de arrependimento para remissão de pecados".

João marca então um novo momento na história da oração porque a sua palavra sobre o arrependimento e o reino de Deus que se aproximava com o início do ministério terreno de Cristo, trouxe para todos os seus ouvintes a noção da proximidade do Salvador, e mais ainda, a visão de que este Salvador estaria à disposição de todos para interpretar aquilo que em seus corações sentissem diante do Senhor Deus:

"Eu na verdade vos batizo em água, mas vem aquele que é mais poderoso do que eu, de quem não sou digno de desatar a correia das alparcas". Lc 3.16

Com tais palavras ele estava como que prenunciando aquilo que iria se dar com o ministério terreno do Mestre, que mostraria ao povo, a caducidade do ministério sacerdotal e intermediário do clero de Israel até então, em face da novidade do ministério pessoal e direto que ele trazia para inaugurar com todo aquele que nele cresse.

A linha direta vai se estabelecer. Até então, o povo se voltava para Deus em sacrifícios e orações intermediadas pelos levitas do templo. O tempo estava chegando e Cristo vai mesmo dizer à mulher samaritana: "a hora vem, e agora é, em que os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espírito e em verdade" (Jo 4.23), e vai mesmo no Sermão da Montanha, ensinar o povo a orar diretamente ao Pai (Mt 6.5-13): "Mas tu, quando orares, entra no teu quarto e, fechando a porta, ora a teu Pai que está em secreto; e teu Pai , que vê em secreto te ouvirá". Ou seja, a intermediação acabou. A linha direta se estabeleceu. Um novo ciclo no ministério da oração se iniciou.



Oração para o dia: Usa-me, Senhor, para ser receptivo à tua presença junto a mim. Que por obra do teu Santo Espírito eu tenha momentos de oração a sós contigo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário