quinta-feira, 26 de julho de 2012

MEDITAÇÕES DIÁRIAS - Uma oração corajosa

A doutrina bíblica da oração
A oração no AT - De Salomão a Malaquias

Uma oração corajosa


Leitura diária:
1Reis 19.19-21; 2Reis 2.1-15
Leitura da Bíblia em um ano: Salmos, capítulos 36, 37 e 38


A trajetória que Elias cumpriu ontem indo até o Horeb para receber a resposta de Deus é, muitas vezes, aquela que temos que cumprir também para obter dele a sua palavra de conforto e de orientação para o nosso viver. Muitas vezes não temos esta percepção e em nossa ansiedade e tensão nos deixamos levar pela pressurosidade, errando os passos a tomar, ou pelo desespero, caindo na dor.

O texto bíblico de hoje, complementa o de ontem. Depois de 40 dias e 40 noites de ostracismo e tristeza, a oração de Elias chega ao coração do Senhor, e na voz suave e mansa que lhe surgiu, ele teve marcada a continuidade positiva de seu ministério profético, ungindo dois reis, um na Síria e outro em Israel, Hazael e Jeú, e mais ainda, ungindo a Eliseu como o seu sucessor:

"Partiu, pois, Elias dali e achou Eliseu... Deixa-me beijar a meu pai e a minha mãe, e então te seguirei... Então se levantou e seguiu a Elias, e o servia" 1Rs 19.19-21

Aliás, este sucessor de Elias, vai ser também considerado pelo povo de Israel, como um dos seus maiores profetas, e vai também nos dar uma sublime lição sobre o ministério da oração na vida do crente, quando ao se despedir do seu mestre e senhor lhe faz o seguinte pedido, uma oração corajosa e destemida:

Havendo eles passado, Elias disse a Eliseu: Pede-me o que queres que eu te faça, antes que seja tomado de ti. E disse Eliseu: Peço-te que haja sobre mim dobrada porção do teu espírito" 2Rs 2.9


Muitas vezes não sabemos o que pedir em nossas orações. Nesta semana de leituras bíblicas temos dois exemplos positivos: Salomão que pediu sabedoria ao Senhor. Eliseu, agora, que pediu a presença do Espírito de Deus em sua vida.

O que estamos pedindo ao Senhor em nossas orações? Riqueza, bem estar, bons relacionamento? Aprendamos com Salomão e Eliseu a saber o que pedir.




Oração para o dia:
Usa-me, Senhor, para que saiba sempre o que pedir e como pedir ao Senhor, não com desejo de vaidade ou de poder, mas sim, com humildade e submissão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário