domingo, 8 de julho de 2012

MEDITAÇÕES DIÁRIAS - O reinício do diálogo com o Pai

A doutrina bíblica da oração
A oração - Sentido e significado



O reinício do diálogo com o Pai



Leitura diária:
Gênesis 4.8-26
Leitura da Bíblia em um ano: Romanos 14 a 16 e 1Coríntios 1 e 2


Este diálogo do Pai com a sua criatura que, nunca fora vivido em toda a sua intensidade e extensão na intenção primeira do Senhor, trilhado que fora, no início, numa via de mão única (somente ele falava), e depois, numa segunda via de medo e desconfiança (onde o Senhor inqüiria e o homem refugava), vai mudar depois de algumas gerações.


Com Caim não mudou... Nem com os seus descendentes que lhe seguiram depois nas bandas de Node, ao oriente do Éden, sendo que o diálogo do último de seus filhos com suas mulheres, é de triste lembrança: "Se Caim há de ser vingado sete vezes, com certeza Lameque o será setenta e sete vezes", palavra esta que por si só, nos transmite o sentimento de revolta e de peso de consciência que imperava naquele coração. Isto, sem dúvida, impedia qualquer possibilidade de diálogo com o Senhor Deus para a descendência de Caim.

Já na nova linhagem de Adão a coisa vai mudar. Vai mudar de uma maneira espontânea e belíssima, sem que tenhamos o registro bíblico do fator que determinou esta mudança de perspectiva do diálogo com o Criador, por parte do ser criado. Não sabemos o "porque", mas temos o registro de que tudo mudou a partir do nascimento do filho de Sete, o filho que o Senhor dera a Adão e Eva para continuidade da descendência deles interrompida com a morte de Abel e o banimento de Caim, por seu pecado e maldição:


"A Sete também nasceu um filho, a quem pôs o nome
de Enos. Foi nesse tempo que os homens começaram a
invocar o nome do Senhor." Gn 4.26


Assim, se restabeleceu o diálogo pretendido pelo Senhor com a sua criatura. Iniciado na forma de via única, transformado depois numa via dupla de difícil expressão, era agora, finalmente, restaurado em todo o seu propósito divino, passando o homem "a invocar ao Senhor", ou seja, a iniciativa não seria apenas do Pai, mas sim do filho, que agora, começaria a buscar conversar com o seu Senhor, o Deus de seus pais, para pedir, agradecer, louvar e servir com toda a espontaneidade, sem reticências ou fugas.




Oração para o dia: Usa-me, Senhor, para ser uma pessoa que tenha acesso a ti, com toda a isenção e paz de consciência, pois procuro retamente viver perante ti.

Nenhum comentário:

Postar um comentário