terça-feira, 10 de julho de 2012

MEDITAÇÕES DIÁRIAS - A oração como tema de vida

A doutrina bíblica da oração
A oração no AT - De Adão a José


A oração como tema de vida



Leitura diária: Gênesis 6.13-22, 9.1-19
Leitura da Bíblia em um ano: Jó, capítulos 36, 37 e 38


No texto bíblico que se segue em nossa meditação, há um salto de cinco gerações sem uma menção à oração. Pode parecer-nos à primeira vista, que para Maalalel, Jarede, Enoque, Matusalém e Lameque, a oração como forma de contato e diálogo com o Pai, passou em branco.

No entanto, existe um registro ainda no capítulo 5 (versículos 18-24) que nos evidencia um personagem que talvez tenha criado uma forma de diálogo com o Senhor, completamente inusitada para a época, forma esta que só seria experimentada muito mais tarde por alguns santos homens de Deus que a Bíblia nos registra. Enoque foi o inaugurador desta via de mão dupla, íntima e intensa, vivida somente por aqueles que conseguem se abstrair inteiramente das coisas do mundo para buscar o contato com Deus. Dizem assim as Escrituras, por duas vezes: "Andou Enoque com Deus... Enoque andou com Deus" (v.22,24)... e esta "andança" foi de tal extensão, esta interação foi de tal profundidade, narra-nos a Bíblia que, Enoque "não mais apareceu, porquanto Deus o tomou".


Mesmo não se somando os anos vividos simultaneamente por esses personagens, pois Maalalel chegou a ver o nascimento de seu tetraneto, Enoque, 661 anos depois (65+162+65+187+182), verificamos que durante mais de meio milênio o homem não se comunicava de uma forma estreita com o Senhor. O exemplo de Enoque foi de tal envergadura espiritual que apenas ele foi distinguido com uma menção sobre o seu diálogo com Deus.


A partir de Enoque então, um novo ciclo se inicia. Isto porque, a degradação moral da humanidade ia se tornando tão aguda que o Senhor, não adiou mais o seu plano de intervir no processo, pois, "eis que a terra estava corrompida; porque toda a carne havia corrompidoo seu caminho sobre a terra", razão pela qual: "Então disse Deus a Noé. O fim de toda carne é chegado..." E o diálogo começa então a restabelecer-se, pois pelo que lemos no final do primeiro texto de hoje, num exemplo de obediência pronta em resposta ao Senhor:


"Assim fez Noé: segundo tudo o que Deus
lhe mandou, assim o fez" Gn 6.22

Nenhum comentário:

Postar um comentário