domingo, 15 de julho de 2012

MEDITAÇÕES DIÁRIAS - A oração de descanso e de desafio

A doutrina bíblica da oração
A oração no AT - De Adão a José

A oração de descanso e de desafio


Leitura diária:
Gênesis 28.10-17; 32.22-32
Leitura da Bíblia em um ano: 1Coríntios, capítulos 3 a 7

Depois da lição que Isaque nos deu, no início da trajetória do homem em busca do contato com o seu Pai, ensinando-nos que, para alcançar-se este estágio, precisamos ter momentos a sós de meditação para que ele nos fale, ou nos responda a oração como aconteceu com ele - enquanto meditava eis que a noiva já vinha ao seu encontro - seu filho Jacó, vai ensinar-nos duas outras trilhas para chegarmos ao contato com o Pai.


O primeiro caminho que Jacó nos aponta é o do "descansar" em Deus. Nós podemos imaginar o turbilhão que devia estar percorrendo a mente daquele jovem. Banido de sua casa pelo conselho do pai; isolando-se do ódio do irmão, pelo proveito que tirara de sua insensatez; fugindo do aconchego de seu lar, seus pais, seus servos e posses; indo para uma terra estranha, onde não sabia o que o aguardava; temeroso, por certo, em meio a uma viagem em território desconhecido; sujeito, portanto, ao ataque de salteadores e de feras da noite... Mesmo assim, com tudo isto torturando a sua cabeça, Jacó, se deita e ainda que colocando a cabeça sobre uma pedra e não um macio travesseiro, dorme o seu sono tranquilo, podemos assim pensar, porque confiava no Senhor que, inclusive, vem ao encontro de seus temores, num sonho com visões celestiais que lhe asseguram a paz


"Eis que estou contigo e te guardarei por onde quer que fores..." Gn 28.15


Vinte anos depois, Jacó vai nos ensinar o segundo caminho. A história, todos nós sabemos. Enriqueceu, casou-se, teve filhos, foi enganado e enganou ao seu sogro, mas ao fim de tudo isto, como o Senhor lhe prometera lá na coluna de Betel, ele estava pronto para voltar. Mas para que isto acontecesse, diante do ódio que o seu irmão lhe guardava, Jacó vai orar ao Senhor em termos de busca pela bênção de Deus e mesmo de desafio ao emissário do Pai, quando exclama:


"Não te deixarei ir, se me não abençoares..." Gn 32.26


O filho de Abraão, pai de José, vai nos ensinar dois dos caminhos para falarmos com o Pai: o do "descansar em Deus", e o de "lutar com Deus".




Oração para o dia:
Usa-me, Senhor, como um servo fiel, que busque sempre descansar em paz crendo nas tuas promessas e a buscar com fé em meio à luta, a tua resposta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário