quarta-feira, 4 de julho de 2012

MEDITAÇÕES DIÁRIAS - A quebra da via de mão única

A doutrina bíblica da oração
A oração - Sentido e significado

A quebra da via de mão única



Leitura diária:
Gênesis 3.1-8
Leitura da Bíblia em um ano: Jó, capítulos 21, 22 e 23


Sim, o diálogo de mão única, de cima para baixo vai romper-se. Não pela vontade do Pai, mas pela interferência do pecado.

Aliás é interessante lembrarmos sempre que o diálogo de uma via apenas não era o plano primeiro do Senhor. Sem dúvida, com o desenvolver-se de sua relação com a criatura criada, ele iria começar a interagir com o homem e assim, o monólogo (a palavra de Deus ao ser humano), passaria a ser um efetivamente um diálogo, pois o homem passaria a falar também com o Pai (a oração do homem a Deus).

Infelizmente, isto não aconteceu naturalmente dentro da vontade intencional do Senhor. Ele gostaria que isto se desenvolvesse através do estreitamento do relacionamento entre ele e a sua criatura, mas não foi assim que aconteceu. A interferência do mal se deu, personificado na figura da serpente, e o relacionamento que estava se corporificando para uma feliz conjugação de idéias e pensamentos se quebrou.

É quando então o Senhor Deus vai chamar o homem à expressar-se perante ele. Quão bom teria sido que isto houvesse acontecido quando por ocasião da nomenclatura dos seres viventes!... O homem, extasiado com o esplendor da criação animal se voltasse para o Senhor e o louvasse por tal poder. Ou então, quando acordando, viu que o Senhor lhe dera a sua companheira!... O homem, impactado pela bênção da companhia que o Senhor lhe permitia ter daquele momento em diante, se voltasse para o Pai e agradecesse pela dádiva que recebera. Mas não foi assim, muito pelo contrário foi por causa do pecado que o Senhor vai despertar ohomem pela primeira vez, para o diálogo com o Senhor:


"E ouvindo a voz do SenhorDeus, que passeava no jardim à tardinha, esconderam-se o homem e a sua mulher da presença do Senhor Deus, entren as árvores do jardim" Gn 3.8


Sim, o Senhor todo dia, passeava pelo jardim, fazendo ecoar a sua voz para que o homem o ouvisse e respondesse, mas até este dia, isto não aconteceu.



Oração para o dia: Usa-me, Senhor, para com interesse e busca espiritual, procurar estar sempre disponível para ouvir a tua voz a falar-me ao coração.

Nenhum comentário:

Postar um comentário