segunda-feira, 30 de julho de 2012

MEDITAÇÕES DIÁRIAS - A proximidade do reino de Deus

A doutrina bíblica da oração
A oração no NT - De João a Jesus

A proximidade do reino de Deus


Leitura diária:
Lucas 1.5-25, 67-80
Leitura da Bíblia em um ano: Salmos, capítulos 45, 46 e 47


Agora quatrocentos anos aproximadamente são passados e uma página da História se move, para dar entrada aos novos tempos da revelação de Deus. Desde a oração de Malaquias até Zacarias, este nosso primeiro personagem do NT que nos ensina algo a respeito da oração, o mundo mudou muito:

- O eixo da História vai deixar de ser movido pela civilização egípcia na África, ou pela civilização babilônica, na Mesopotâmia. As influências mais poderosas do Oriente vão deixar de ser predominantes no núcleo geográfico central das civilizações, para que o Ocidente com a Europa, comece a aparecer, primeiramente, com a Grécia, nos anos 300 a.C., e seus pensadores clássicos Sócrates, Platão, Aristóteles, e com a força das suas cidades-estado, Esparta e Atenas.

- Depois, ainda nos anos 300 a.C., a Macedônia, com seus reis conquistadores, Felipe, e a seguir Alexandre e, com a civilizaçào grega que trazia de berço, educado que fora por Aristóteles, passe a gerir o futuro do mundo.

- Já nos anos 200 a.C., o Egito, com os seus reis selêucidas e o surgimento dos reis antíocos na Síria, incidem também sobre as terras da promessa do povo de Deus, dando origem até ao movimento de reação que se estende até aos anos 100, e que dois livros apócrifos nos contam (IeII Macabeus).

- No último século a.C, a Europa retoma novamente a condução da História, quando a República Romana se forma em Império e passa dominar o mundo, chegando Pompeu em 63 a.C. a conquistar a África e a Palestina, dando origem assim, a que o Grande Mar, o Mediterrâneo, passasse a se chamar "mare nostrum".

É neste emaranhado político de transição, que um sacerdote inexpressivo, de uma das províncias da Judéia, vai a Jerusalém em seu turno de trabalho e faz uma oração que dá início a um novo ciclo na história do falar com Deus:


"Bendito seja o Senhor Deus de Israel, porque visitou e remiu o seu povo...
fez surgir uma salvação poderosa... e tu menino, serás chamado profeta do
Altíssimo... porque irás preparar os seus caminhos" Lc 1.67,68,76



Oração para o dia:
Usa-me, Senhor, para que eu sinta a tua proximidade e possa ser levado pelo teu Espírito a estar sempre com o coração pronto para ouvir a tua voz a falar-me.


Nenhum comentário:

Postar um comentário