sexta-feira, 27 de julho de 2012

MEDITAÇÕES DIÁRIAS - Dois momentos - Duas orações

A doutrina bíblica da oração
A oração no AT - De Salomão a Malaquias



Dois momentos - Duas orações


Leitura diária:
Isaías 6.1-13; 37.1-7
Leitura da Bíblia em um ano: Salmos, capítulos 39,40 e 41


O tempo dos reis que iniciaram o caminho da oração com mais proximidade e intimidade com o Senhor, passou. Depois de Davi e Salomão, logo com Roboão que divide o reino por sua inabilidade, este caminho se quebra e os reis vão ficar na dependência dos seus profetas para falar com ou ouvir o seu Deus.

Cerca de 300 anos quase, vão passar (Davi - 1.000 a.C. / Ezequias 720 a.C.), quando vai surgir um profeta que vai se tornar íntimo de Deus. Com Isaías, Israel volta a ter intimidade com o seu Deus, retomando-se o caminho iniciado por Samuel - "Fala, Senhor, porque o teu servo ouve" - 1Sa 3.10, que Isaías reproduz de forma um tanto diferente, mas dizendo a mesma coisa:

"Depois disto ouvi a voz do Senhor, que dizia: A quem enviarei, e quem irá por nós? Então, disse eu: Eis-me aqui, envia-me a mim." Is 6.8

A resolução de Isaías é a mesma de Samuel. Ou seja, disposição em ouvir a voz de Deus e prontidão em responder à sua palavra.Esta intimidade do novo profeta com o Senhor é tão intensa que, no segundo texto de nossa leitura, ao ser interpelados pelos servos do rei Ezequias que vieram comunicar-lhe o problema que se avizinhava sobre Jerusalém, o profeta vai responder com toda a segurança: "Assim diz o Senhor", dando o recado que o Senhor lhe passara ao atemorizado Ezequias.

Nos dois momentos tão diferentes, o primeiro no seu chamado profético e o segundo na cobertura espiritual que prestava aos reis de Israel, Isaías nos evidencia uma característica que parece muito ausente nos dias de hoje: a palavra inspirada por Deus como resposta ao diálogo que se estabeleceu. Em ambos os momentos a palavra de oração do profeta foi de segurança e conforto. Nos dias de hoje, estamos como que transferindo essa oraçào para os nossos pastores e líderes espirituais, quando cada um de nós como crentes em Cristo, temos este acesso direto ao Pai. Às vezes pedimos muito a outras pessoas que orem por nós, como Ezequias fez, quando nós mesmos poderíamos fazê-lo, falando diretamente com o nosso Deus, Senhor e Salvador .




Oração para o dia: Usa-me, Senhor, para ser um interlocutor fiel e dedicado nos meus momentos de oração, ouvindo mais a tua voz, do que falando mesmo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário