sexta-feira, 13 de julho de 2012

MEDITAÇÕES DIÁRIAS - O começo dos "por quês?"

A doutrina bíblica da oração
A oração no AT - De Adão a José

O começo dos "por quês?"



Leitura diária:
Gênesis 18.23-33
Leitura da Bíblia em um ano: Salmos, capítulos 3, 4 e 5


Sim, talvez seja esta a principal pergunta que o Senhor Deus deve ouvir nas orações de todos nós. Os crentes do passado já a faziam. Nós continuamos fazendo. E por certo, os nossos filhos e netos farão o mesmo no futuro por vir.

Ciente da onipotência, onisciência e onipresença do Pai, o ser humano sempre que se vê diante de situações que não espera, ou mesmo que não compreende, é levado a fazer esta indagação ao Senhor: Por que?... Por que, Senhor?... Abraão, este é o seu novo nome dado por Deus (Gn 17.5), é que vai abrir este caminho no texto bíblico quando ora, como lemos hoje, pedindo pela redenção dos "santos" que haveria em Sodoma e Gomorra. Interessante que o Senhor já havia revelado a ele, por meio de seus enviados, a razão do castigo celestial, pela pecaminosidade reinante naquelas cidades. Mas não satisfeito com a informação recebida antecipadamente, ele resolve interceder pelos inocentes que provavelmente seriam consumidos também, pensando por certo em Ló, seus familiares e serviçais.


Sua oração é de uma insistência digna de nota. Ou seja, a primeira oração registrada na Palavra de Deus, partindo dos lábios de um homem, é uma petição que se estende por seis pedidos seqüentes à condescendência e tolerância do Senhor. O meritório, no caso desta oração, a primeira proferida em tom de intimidade pessoal, de dependência e de sujeição total ao Senhor, embora sendo um tanto audaciosa ou petulante em seu pedido, é que ela não foi feita em proveito próprio ou para benefício de alguém, intimamente ligado ao autor da oração. Muito pelo contrário Abraão orava por quem não conhecia quando começa pedindo por 50, e continua depois pedindo por um sobrinho que desprezara a sua companhia e se aproveitara de sua boa vontade, tirando-lhe a melhor parte.

Abraão abriu o portal para a oração de petição. Portal que Isaías, Davi, Jeremias, Ezequiel irão trilhar mais tarde com muita intensidade e que nós, os crentes de hoje, devemos estar trilhando também: a oração intercessória.


"E chegando-se Abraão, disse:
Destruirás também o justo com o ímpio?" Gn 18.23




Oração para o dia:
Usa-me, Senhor, fazendo-me uma pessoa que tenha compaixão dos que sofrem, ajudando-as de alguma forma e sempre orando por elas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário