domingo, 29 de julho de 2012

MEDITAÇÕES DIÁRIAS - Uma oração de 54 versículos

A doutrina bíblica da oração
A oração no AT - De Salomão a Malaquias

Uma oração de 54 versículos



Leitura diária: Malaquias 3.1-10, 16-18
Leitura da Bíblia em um ano: 1Coríntios 13 a 16 e 2Coríntios 1


Mais de um século vai se passar novamente e as profecias de Jeremias vão se cumprir. Jerusalém vai ser devastada, o templo vai ser destruído, o povo vai ser levado cativo. Depois, como predissera o próprio Jeremias, este povo vai voltar do cativeiro e dar início a um período de restauração. Restauração nacional, racial e espiritual. É neste tempo de idas e vindas do povo na reocupação da terra e na reconstrução da cidade e do templo, que surge o profeta Malaquias.


Ele vai ser o profeta que encerra a primeira parte da revelação divina com a sua profecia. Depois dele, 400 anos vão se passar sem que a palavra profética se ouça em Jerualém e nas suas cidades. Malaquias surge então como aquele qie iria preparar o povo do Senhor para os tempos que viriam depois destes quatro séculos de silêncio da revelação de Deus.


Suas palavras, oriundas de sua vida de oração, o que lhe trazia segurança e firmeza na mensagem que transmitia, é plena de espiritualidade e visão dos tempos do Messias que viria:


"Eis que eu envio o meu mensageiro e ele há de preparar o caminho diante de mim, e de repente virá ao seu templo o Senhor a quem vós buscais..." Ml3.1

Assim, a revelação bíblica do Antigo Testamento se fecha com a revelação que se seguiria quatro séculos depois com o nascimento de João Batista, "o mensageiro" citado por Malaquias no texto acima e logo depois, com a "vinda do Senhor ao seu templo", o Cristo, o Filho de Deus.

Com Malaquias, um ciclo do aprendizado da vida de oração se fecha.
Observem que o livro de Malaquias, afora o primeiro versículo, é todo
ele uma palavra de oração, pois o profeta nada faz ou fala, a não ser
transmitindo aquilo que lhe é ditado por Deus ao seu coração, como
interlocutor divino para comunicação ao povo de Israel. Será que nós
hoje, temos vida de oração assim tão intensa e constante?... Será que os
nossos líderes em seus sermões estão pregando efetivamente aquilo que
o Senhor lhes ordena?...




Oração para o dia:
Usa-me, Senhor, para transmitir àqueles que estão ao meu redor, aquilo que colocas em meu còração para a paz de todos nós.

Nenhum comentário:

Postar um comentário