quinta-feira, 5 de julho de 2012

MEDITAÇÕES DIÁRIAS - Uma transformação no Paraíso

A doutrina bíblica da oração
A oração - Sentido e significado

Uma transformação no Paraíso


Leitura diária:
Gênesis 3.9-19
Leitura da Bíblia em um ano: Jó, capítulos 24, 25 e 26


De repente, tudo mudou. Aquilo que era paz e tranquilidade num jardim de beleza e refrigério transformou-se repentinamente numa atmosfera de tensão, medo, reprimendas. A paz edênica foi quebrada para sempre, porque o primeiro diálogo que se estabeleceria entre o Ser incriado e o ser criado, foi de julgamento e de condenação.

Sem dúvida, este não era o propósito de Deus. Sua vontade intencional era que pela convivência harmoniosa que iria se estabelecendo, o homem pouco a pouco fosse perdendo o sentimento de temor com que via o contato com o Pai, e passasse a corresponder-se com ele em termos de harmonia, compreensão e paz.

Infelizmente, por causa da entrada do pecado, decorrência da vontade permissiva de Deus que desejava ver a sua criatura superar tal desafio, o primeiro momento de interação de voz e de expressões que se estabeleceu no Éden até então foi, de desconfiança e juízo:


"Mas chamou o Senhor Deus ao homem, e perguntou-lhe: Onde estás?"Gn 3.9


E daí para a frente o receio e o medo vão instalar-se no relacionamento que se estabeleceria daí para a frente na vivência da comunidade humana:


- Primeiro, o homem refugando... "Tive medo"...
- Segundo, o Senhor interpelando... "Quem te mostrou que estavas nu?"...
- Terceiro, o homem novamente escusando-se... "A mulher que tu me deste!"
- Quarto, o Pai inqüirindo. Agora da mulher... "Que é isto que fizeste?"...
- Quinto, a mulher esquivando-se também... "A serpente enganou-me!...
- Sexto, Deus condenando a serpente... "Porquanto fizeste isto, maldita ..."


E daí para a frente, a atmosfera tensa persiste. Deus estabelece o seu juízo sobre a serpente, sobre a mulher, sobre o homem, e o Filho de Deus vai ser lembrado pelo Pai para restabelecer a paz e a harmonia de seu plano primeiro.




Oração para o dia:
Usa-me, Senhor, para procurar estabelecer no ambiente em que convivo, onde quer que seja, uma atmosfera de paz e amor conforme teu querer.

Nenhum comentário:

Postar um comentário