segunda-feira, 23 de julho de 2012

MEDITAÇÕES DIÁRIAS - Uma declaração de poder

A doutrina bíblica da oração
A oração no AT - De Salomão a Malaquias

Uma declaração de poder

Leitura diária: 2Crônicas 6.1-11
Leitura da Bíblia em um ano: Salmos, capítulos 27, 28 e 29


O filho de Davi vai dar continuidade a este sentimento de proximidade do Senhor Deus com a sua criatura. Logo que assume o governo de Israel, e especialmente neste momento em que se prepara para a dedicação do templo, o rei Salomão dá uma prova inconteste de sua dependência e submissão ao Senhor.

É impressionante verificar que ele ainda não está fazendo a oração com a qual dedicará o templo recém construído ao louvor e à adoração do Senhor, mas diante da congregação do povo de Israel, ele faz uma declaração em que expressa de maneira exuberante a sua gratidão ao Deus de seu pai e de sua nação: "Bendito seja o Senhor Deus de Israel,que pelas suas mãos cumpriu o que falou pela sua boca a Davi, meu pai..." dando testemunho do pacto firmado pelo Senhor com o seu servo: "Escolhi Jerusalém para que ali estivesse o meu nome; e escolhi Davi para que estivesse sobre o meu povo Israel...- confirmando desta forma aquilo que, desde que "tirara o povo do Egito", era o desejo do coração do Senhor.

Salomão vai dar início então a um período de novo relacionaento com o Pai. Por suas conquistas, especialmente na primeira parte do seu reinado, cerca de 20 anos talvez, ele vai dar lugar em sua vida e na do povo de Israel, à exaltação ao poder do Deus que fizera tudo aquilo possível. O momento é tão especial que a glória do Senhor se manifestará na dedicação do templo; o poder do Senhor se demonstrará no encontro que tem com o rei para que ele lhe peça o que mais deseja em seu coração; e em decorrência disto, cidades serão edificadas, povos vizinhos serão feitos tributários de Israel, os serviços religiosos do templo se confirmam, o mundo conhecido ouve da grandeza de Israel e de longe vem tributar-lhe o devido louvor. Tudo isto, porque uma vida de oração e dependência do poder do Senhor se cristalizou para a criatura de Deus, como podemos ver pela belíssima e poderosa declaração que faz Salomão:


Assim cumpriu o Senhor a palavra que falou; pois eu me levantei
em lugar de Davi meu pai, e me assentei sobre o trono de Israel, como
prometeu o Senhor, e edifiquei a casa ao nome do Senhor,
Deus de Israel." 2Cr 6.10


Oração para o dia: Usa-me, Senhor, para que eu saiba com humildade e reconhecimento, traçar os meus projetos de vida, segundo tua resposta à minha oração.

Nenhum comentário:

Postar um comentário