sexta-feira, 6 de julho de 2012

MEDITAÇÕES DIÁRIAS - Uma nova forma de relação

A doutrina bíblica da oração
A oração - Sentido e significado


Uma nova forma de relação

Leitura diária: Gênesis 3.20-24
Leitura da Bíblia em um ano: Jó, capítulos 27, 28 e 29


A partir desse momento, o monólogo até então existente vai tornar-se difícil. O ser humano fora da atmosfera divina do Éden, terá que em meio ao novo ambiente em que vai habitar, ouvir a voz de Deus por entre o torvelinho das mazelas humanas. Se no jardim havia calma e paz para a voz do Senhor passar e ser ouvida por Adão, agora, momentos de paz e conforto seriam difíceis, pois "espinhos e abrolhos" surgiriam e o suor resultante da faina diária, impediriam que a voz fosse ouvida com facilidade.


Quebrada a via de mão única, uma nova forma de relação entre o Pai e o filho teria que ser criada. O diálogo, era esta nova forma, mas, triste é reconhecer, que os diálogos ocorridos no desenlace do Éden não foram agradáveis para o ser humano. Para ele voltar-se agora e buscar o contato com o Pai, haveria ainda um longo caminho a percorrer, pois os obstáculos do medo, do temor, da desconfiança, do remorso, se interpunham no seu roteiro para o encontro com o Pai.


"O Senhor Deus, pois, o lançou
para fora do jardim do Éden, para lavrar a terra
de que fora tomado." Gn 3.23


Assim o que se iniciara com um envoltório de paz, amor e docilidade, na mão única que Deus percorria para ir ao encontro do homem,vai agora se transformar numa via de mão dupla, onde o Senhor, sempre estará disposto a fazer a sua rota para vir ao coração de sua criatura, mas esta, pelo pecado e pelo distanciamento espiritual, dificilmente fará o seu percurso no rumo do coração do Pai.

Nos dias de hoje, milênios já passados a situação é a mesma. O homem do presente século, envolvido pelo turbilhão da vida moderna, agitada e frenética, não tem tempo para falar com Deus. Muitas vezes só o procura mesmo, quando diante de alguma dificuldade sente as suas forças fraquejarem e se lembra então de recorrer ao Pai para encontrar o refúgio e o consolo necessários. Tudo começou com Adão, quando o contato franco e direto com o Senhor se rompeu pela presença do pecado. Hoje ainda é assim.




Oração para o dia:
Usa-me, Senhor, para ter sempre momentos separados para falar contigo em oração. Que eu tenha prazer em fazê-lo em todos os momentos de meu viver.

Nenhum comentário:

Postar um comentário