quarta-feira, 25 de julho de 2012

MEDITAÇÕES DIÁRIAS - Uma aula sobre o processo da oração

A doutrina bíblica da oração
A oração no AT - De Salomão a Malaquias

Uma aula sobre o processo da oração



Leitura diária: 1Reis 19.8-18
Leitura da Bíblia em um ano: Salmos, capítulos 33, 34 e 35


Um outro personagem bíblico que vai nos ensinar muito sobre o processo da oração na vida do crente é Elias, o grande profeta de Israel, no reino do Norte. A importância deste nome para o povo de Deus vai ser tão marcante que, mesmo sendo ele profeta em Samaria, o povo judeu, remanescente do reino do Sul, mais tarde vai reverenciá-lo de tal forma sublime, a ponto de o comparem ao Messias, na pessoa de Cristo.

Sua vitória sobre os profetas de Baal vai marcar toda a sua trajetória profética. Sua coragem em enfrentar o rei Acabe e mostrar-lhe os seus erros, vai fazê-lo ganhar daquele rei, a alcunha de " o pertubador de Israel", de tal forma ele chamava a atenção do rei e de sua côrte para os desvios espirituais que cometiam.

Diante de tais impactos, em determinado momento, este grande homem de Deus se abate. Se julga perseguido e condenado pelo furor da rainha pagã que trouxera o culto a Baal para dentro de Israel. Contrito, foge para o deserto e parece esperar a morte, quando então resolve orar ao Senhor, entregando "os pontos", ou seja, desistindo da luta.


É quando o Senhor vai lhe mostrar que para alcançar-se a vitória em oração há todo um caminho a percorrer. Muitas vezes nós não pensamos assim. Queremos respostas imediatas e completas logo, enquanto no plano de Deus o tempo decorrido entre o anseio e a resposta, é o tempo do Senhor para o nosso aprendizado e aperfeiçoamento espiritual.


Com o alento que recebeu do anjo que o Senhor lhe enviou, ele vai caminhar 40 dias e 40 noites, até chegar a Horeb, o Monte do Senhor. Ali ele vai procurar falar com Deus, mas o Senhor não estava nem no vento, nem no terremoto, nem no fogo, com que ele se anunciara, mas sim, na voz suave e calma que respondeu ao seu clamor e lhe vai dar a orientação necessária para prosseguir:


"E ao ouvi-la, Elias cobriu o rosto com a capa e, saindo,
pôs-se à entrada da caverna. E eis que lhe veio uma voz que dizia:
Que fazes aqui, Elias?" 1Rs 19.13




Oração para o dia:
Usa-me, Senhor, tornando-me dócil à tua vontade, não desejando a tua resposta no tempo que é meu, mas no tempo que é teu.

Nenhum comentário:

Postar um comentário