quinta-feira, 12 de julho de 2012

MEDITAÇÕES DIÁRIAS - A oração que traz bênção

A doutrina bíblica da oração
A oração no AT - De Adão a José


A oração que traz bênção



Leitura diária:
Gênesis 13.14-18; 15.17-21
Leitura da Bíblia em um ano: Jó 42 e Salmos 1 e 2


Os textos de hoje nos trazem à mente dois momentos de oração em que Abrão é apenas o agente passivo da mesma. O Senhor Deus é que é o agente ativo, dando conta à Abreão do que lhe sucederia.


A atitude de Abrão com respeito ao seu sobrinho Ló é de toda elogiável. Ele
abre mão do seu direito de prioridade na escolha e repartição de posses materiais, por ser o mais velho da família na região, do seu direito de emissário do Senhor para ser bênção, e também, do seu direito de proprietário-mor de tudo que estava construindo como família, pois afinal, Ló, viera como dependente dele, pois seu pai, o irmão mais novo de Abrão, Harã, morrera muito cedo.


Ainda assim, para evitar desavenças e contendas não entre ele e o sobrinho, mas entre os empregados e serviçais de ambos, Abrão dá a Ló o direito de escolher primeiro a terra que estavam a conquistar, numa demonstração magnífica de desprendimento, humildade e desapego a bens materiais. Por isso, o Senhor vai abençoar grandemente a Abrão, pois em seu coração, espontaneamente, não por indução do Senhor, ele já começava a ser bênção para os outros, como neste caso de Ló, o sobrinho que pressurosamente escolheu aquela que seria a melhor parte e afastou-se do tio. Logo, veremos as conseqüências de tudo isto.


Mas, Abrão, vai continuar o seu viver reto diante do Senhor, o que o torna digno da promessa que lhe fizera o Pai, cumulando-o de bênçãos, sem que ele as pedisse:


"E Disse o Senhor a Abrão, depois que Ló se apartou dele: Levanta agora os olhos e olha desde o lugar onde estás, para o norte, para o sul, para o oriente e para o ocidente: porque toda esta terra que vês, te hei de dar a ti, e à tua descendência, para sempre." Gn 13.14,15


Mais tarde um pouco, comprovando-se a bênção que Abrão começava a exercer sobre os que estavam ao redor, o Senhor volta a falar-lhe, enquanto o servo fiel apenas ouve e espera: "Naquele mesmo dia fez o Senhor um pacto com Abrão, dizendo: À tua descendência tenho dado esta terra..." Gn 15.18. O resultado da vida de oração é sempre abençoador para o crente .




Oração para o dia:
Usa-me, Senhor, para ser bênção para os que estão ao meu redor. Que por minha vida de oração eu possa contribuir para a paz e alegria de outrem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário