sexta-feira, 20 de julho de 2012

MEDITAÇÕES DIÁRIAS - Oração em tempos difíceis

A doutrina bíblica da oração
A oração no AT - De Moisés a Davi

Oração em tempos difíceis



Leitura diária:
Juízes 6.11-24; 7.1-9; 16.28-31
Leitura da Bíblia em um ano: Salmos, capítulos 21, 22 e 23

O período dos juizados na história de Israel vai ser um dos mais conturbados na trajetória que o povo de Deus fazia para identificar-se com o seu Rei e Senhor. É evidência disto o final que vemos em cada um dos seus episódios quando a Palavra de Deus nos registra que "naqueles tempos não havia rei em Israel;cada um fazia o que parecia bem aos seus olhos".


No entanto, alguns exemplos de sujeição a Deus e de busca do seu poder pela oração acontecem e marcam o período tão nebuloso com rastros brilhantes. Os textos separados para a leitura de hoje nos evidenciam alguns desses momentos que seriam quase uma espécie de exceção à regra. Em meio a esta situação de descrença reinante, Gideão e Sansão são dois personagens que nos trazem esta diferença bem marcante em face à incredulidade geral que verificamos na maioria dos demais juízes que exerceram o papel de condutores do povo de Israel.


Gideão nos traz um momento "sui generis" em termos de oração, pois fala ao Senhor, pedindo dele "garantias" para a promessa que lhe fizera. Aliás, a palavra de Gideão nos parece estranhamente inoportuna, pois "testa" o poder do Senhor, pedindo duas contraprovas que garantissem o que pedira. No entanto, isto só foi possível ser tolerado pelo Pai com o seu servo, pela forma como ele se colocou diante do Senhor (6.17): "Se agora tenho achado graça aos teus olhos, dá-me um sinal de que és tu que falas comigo". Mais ainda, quando na consecução do plano que iria derrotar o inimigo, é o próprio Senhor que vem ao encontro dele, falando-lhe em plena confiança e certeza de vitória: "Levanta-te e desce contra o arraial, porque eu o entreguei na tua mão" (7.9).


Mais tarde, Sansão, outro dos juízes, vai seguir o mesmo caminho do conhecimento de Deus para o povo de Israel por meio da oração, quando num momento de extrema dramaticidade exclama em alta voz ao Pai, sabedor que ele o ouvia e viria ao encontro de sua vontade e pedido:


"Ó, Senhor Deus, lembra-te de mim, e fortalece-me agora
só esta vez, ó Deus, para que duma só vez me vingue dos filistes,
pelos meus dois olhos". Jz 7.28




Oração para o dia:
Usa-me, Senhor, como uma pessoa que prove aos que estão ao meu redor, a minha crença e fé no teu poder e na tua graça para com aquele que ora.

Nenhum comentário:

Postar um comentário