sábado, 28 de julho de 2012

MEDITAÇÕES DIÁRIAS - Falando com Deus na dor

A doutrina bíblica da oração
A oração no AT - De Salomão a Malaquias

Falando com Deus na dor



Leitura diária: Jeremias 1.1-19; 7.1-34
Leitura da Bíblia em um ano: Salmos, capítulos 42, 43 e 44

Mais de um século vai passar-se e surge um novo profeta que com sua vida vai trazer-nos um outro estágio neste relacionamento que se estava estabelencendo entre o ser humano e o seu Deus. A diferença é que enquanto no tempo de Isaías, as coisas ainda estavam indo relativamente bem para Jerusalém e seu povo, os tempos de Jeremias serão prenunciadores de tristeza e sofrimento.

Sim, enquanto Isaías viveu numa corte ainda com certa pompa e pujança em tempos de reinados longos e até certo ponto positivos (Uzias 52 anos e Ezequias 29), Jeremias já vai pegar o rescaldo final do reino de Judá, já com o terror babilônico rondando as terras e cidades dos judeus, com os seus reis fracos e condescendentes com o pecado e a invasão inimiga.

Jeremias vai ter com o Senhor um dos diálogos mais íntimos e profundos, quando, um menino ainda, é chamado por Deus para ser o seu atalaia, diante de uma Jerusalém que se fragilizada como reino e fraquejava como povo de Deus, dado o afastamento em que vivia da lei do Senhor e da sua vontade.

O contato inicial que têm no texto de nossa primeira leitura, Deus falando e Jeremias ouvindo, é expresso em palavras de convite e desafio (Jr 1.1-19):
"Não digas: Eu sou um menino... Não temas diante deles... Ponho-te nestes dias sobre as nações... Cinge os teus lombros... Eles pelejarão contra ti... Mas não prevalecerão."

Já no segundo texto de nossa leitura (Jr 7.1-34), o panorama muda radicalmente. Não é mais o contato isolado e separado de um profeta sendo chamado para assumir o seu ministério, mas sim, o enviado de Deus, falando ao povo de Israel, as palavras que o Senhor lhe dissera que colocaria em sua boca:

"Emendai os vossos caminhos...Não vos fieis em palavras falsas... Porque os filhos de Judá fizeram o que era mau aos meus olhos... E farei cessar as cidades de Judá" Jr 7.3,4,30,34

Assim, a oração faz do servo de Deus o seu porta-voz para o mundo.



Oração para o dia:
Usa-me, Senhor, para que pela minha vida de oração eu me torne um interlocutor de tua vontade para aqueles que estão ao meu redor no lar e no trabalho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário