sábado, 7 de julho de 2012

MEDITAÇÕES DIÁRIAS - O diálogo continua reticente

A doutrina bíblica da oração
A oração - Sentido e significado



O diálogo continua reticente



Leitura diária:
Gênesis 4.1-7
Leitura da Bíblia em um ano: Jó, capítulos 30,31 e 32


Infelizmente, após o desastroso tríplice diálogo do Éden, na segunda geração de Deus, a primeira de Adão, o dialogo continuaria ainda reticente.

Não sei se os irmãos leitores já convieram com situações de diálogos de difícil construção. Pais e filhos, muitas vezes passam por isto. Cônjuges também. Na atividade profissional nem pensar: chefes e subordinados têm sempre momentos de reticências em seus diálogos. E, infelizmente, até na igreja, pastor e ovelhas, também pode ocorrer.

Por diálogos reticentes queremos mencionar a dificuldade muitas vezes existente para que as pessoas se abram umas com as outras. São palavras que deveriam ser ditas e se omitem, ou o contrário também: que deveriam ser omitidas e são ditas... São resistências pessoais de antipatia ou desconfiança mútua ou unilateral... São lembranças de atos ou palavras que magoaram uma das partes no passado e que não perdoadas ou reconhecidas, impedem que as pessoas se falem com sinceridade, franqueza e boa vontade.


Pois bem, foi isto que aconteceu com Caim. O filho de Adão seguiu a mesma trilha dos pais. Em vez de abrir-se para com o Senhor, diante do sentimento de frustração que sentiu ao ter a sua oferta ao Senhor preterida em favor da de Abel, refugou, refugiou-se num mutismo suspeito, a ponto do Senhor indagarlhe, como se não soubesse o motivo da contrariedade dele:


"Então o Senhor perguntou a Caim: Por que te iraste? e por que está descaído o teu semblante?" Gn 4.6


Isto ainda acontece hoje... Nos relacionamentos humanos são freqüentes tais situações. Entre pais e filhos, cônjuges, irmãos, amigos, membros da igreja, pequenas rugas no relacionamento nos levam a ficarmos reticentes uns com os outros, sem nos exprimirmos com lealdade e honestidade. Infelizmente, o mesmo ocorre com o nosso relacionamento com Deus. Nosso erros ou pensamentos estranhos nos afastam da comunhão com ele.




Oração para o dia:
Usa-me, Senhor, para que por meio da confissão de meus erros e pecados eu me coloque com franqueza diante de ti, e assim possa receber o teu perdão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário